Comentários
600
Tendência

Jardim por um fio: inspire-se e aprenda a montar sua própria Kokedama

A Kokedama é uma técnica japonesa que conquistou os paisagistas e decoradores por levar o verde para dentro dos ambientes, de forma leve e delicada

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/05/2022 13:00 / atualizado em 06/05/2022 14:49


A Kokedama é um jeito novo de trazer o verde para dentro dos ambientes, de forma leve e delicada. - Zeca Wittner/Estadão A Kokedama é um jeito novo de trazer o verde para dentro dos ambientes, de forma leve e delicada.

 
Se você navegou nos últimos tempos pelo Pinterest, perfis de Paisagistas e Floriculturas, ou visitou alguma mostra de Arquitetura, com certeza sabe do que vamos falar no texto de hoje: Kokedamas!
 
A Kokedama é uma técnica japonesa, considerada por lá como uma forma de arte. A Kokedama é um jeito novo de trazer o verde para dentro dos ambientes, de forma leve e delicada, essas bolas de solo cobertas por musgos vêm invadindo diversos espaços e conquistando a todos, desde os mais cuidadosos, até os mais desatentos. Isso porque além de lindas, elas necessitam de pouquíssimos cuidados. 
 
Vem com a gente que vamos te ensinar a fazer a sua própria Kokedama!

Qual espécie utilizar para montar uma Kokedama?


O primeiro passo para se fazer uma Kokedama é a escolha da espécie. Sem restrições, você pode escolher qualquer tamanho ou espécie. O único cuidado que devemos ter ao escolher a espécie é se atentar ao ambiente e sua luminosidade. A utilização de plantas adequadas ao seu espaço possibilitará que elas se desenvolvam bem e fiquem cada dia mais saudáveis e vistosas.
  
A técnica pode ser aplicada em diversas plantas. E é aí que entra a sua criatividade! Olha que exemplo fantástico: uma mostra de arquitetura da Casa Cor SP expôs uma enorme e linda kokedama de Jabuticabeira!
 
As espécies mais comumente utilizadas em Kokedamas são Samambaias, Marantas, Cactos, Suculentas, Orquídeas e Filodendros.

A técnica: confira o passo a passo

Abaixo apresentamos um passo a passo ensinando a técnica para fazer essas belezuras. É muito simples e uma ótima terapia: 
 
  1. misture a terra adubada, areia e água até criar uma mistura consistente. Faça uma bola do tamanho da palma da mão.
  2. retire a planta do vaso e elimine a terra ao redor do vaso.
  3. envolva delicadamente a raiz na bola de argila.
  4. cubra toda a superfície com musgo um pouco úmido.
  5. passe o barbante ao redor até cobrir tudo. Amarre 3 fios para fazer a alça.
Pronto. Muito fácil, não é? 
 
Kokedamas de ervas (lavanda, melissa e alecrim) feitas pela Débora Morato da Sabor de Fazenda - Débora Morato Kokedamas de ervas (lavanda, melissa e alecrim) feitas pela Débora Morato da Sabor de Fazenda

Rega: aprenda a regar a sua Kokedama

Uma curiosidade sobre essas esferas é a forma como é feita a rega. Primeiramente é importante se atentar sobre a demanda de água da espécie escolhida: se foi uma espécie como cacto ou suculenta, o interessante é borrifar água em pequenas quantidades, uma vez a cada 5 dias. 
  
Mas se a planta que escolheu precisa de uma quantidade maior de água, o ideal é fazer a imersão das esferas dentro de um recipiente cheio de água por pelo menos 5 minutos.
 
Esse processo de imersão deve feito a cada 5 dias, tempo necessário para que a maioria das plantas de ambientes internos necessitam de água novamente. 
 

Agora é com você! Use e abuse de sua criatividade. Escolha uma planta bem bonita e capriche em sua primeira Kokedama. Depois teste espécies e tamanhos variados. Com o tempo e prática, elas vão ficar cada vez mais bonitas e fáceis de fazer. Além de uma excelente terapia, pode ser também uma opção de fonte de renda. 
 
Se você gostou dessas dicas continue acompanhando o portal Lugar Certo e acesse mais conteúdos relacionados à jardinagem, 
 
Nathalia Cavalcante - Nathalia Cavalcante
 

Outros Artigos

ver todas
18 de novembro de 2022
04 de novembro de 2022
21 de outubro de 2022
07 de outubro de 2022
23 de setembro de 2022