Comentários
600
Arquitetura

Projeto paisagístico: confira sua importância e aplicação

Paisagismo é a técnica de projetar e organizar espaços livres, sejam eles externos ou internos; confira detalhes com a colunista Nathália!

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/07/2022 14:18 / atualizado em 01/07/2022 14:34


Foto: Izabella D%u2019Paula %u2013 Parque Avenida
 - Foto: Izabella D%u2019Paula %u2013 Parque Avenida
 
paisagismo vai muito além da organização e escolha das plantas. O dever do paisagista é provocar sensações e dar vida ao local, torna-lo um bom lugar de convivência. Organizar os elementos como lagos, caminhos, pérgolas, aromas e cores está dentro das responsabilidades do paisagista. 
 
Conhecendo a importância dessa técnica, é importante enfatizar a diferença de uma obra que tenha um projeto paisagístico pensado desde o começo e uma obra que deixou essa parte verde para o final.

Paisagismo no início do projeto arquitetônico

No início da obra é importante sempre pensar em todos os profissionais trabalhando em conjunto, Arquiteto, Engenheiro, Paisagista, Eletricista, para que cada detalhe seja pensado no começo da elaboração do projeto. O projeto paisagístico complementa o projeto arquitetônico, bem como é complementado pelo projeto luminotécnico, por exemplo. 
 
O componente principal do paisagismo é a vegetação. Essa, como se sabe, proporciona inúmeras vantagens na qualidade de vida do ser humano. O paisagismo aliado à arquitetura pode melhorar a iluminação natural dos ambientes e, em conjunto, reduzir os gastos com energia elétrica. Pode também dar mais privacidade ao local reduzindo a utilização de muros de concreto. Se bem utilizado, pode disfarçar imperfeições e realçar ainda mais a beleza das formas arquitetônicas.
 
Foto: Izabella D%u2019Paula %u2013 Buffet Laporte - Foto: Izabella D%u2019Paula %u2013 Buffet Laporte
 

Como é elaborado um projeto paisagístico?

Uma boa conversa tanto com o cliente quanto com o arquiteto é fundamental para alinhar as expectativas e estilo da obra. O paisagismo deve seguir um estilo que normalmente é baseado no estilo arquitetônico, podendo este ser estilo neoclássico, moderno, tropical, dentre outros. Cada estilo pede uma espécie de planta. O estilo neoclássico, por exemplo, combina com plantas topiadas(1), com marcações firmes e mais retas. Já o estilo tropical combina com caminhos sinuosos e canteiros, com variações de plantas, tentando imitar ao máximo a natureza real. 
 
(1) Topiaria é arte de dar formas esculturais às plantas.
 
Com um paisagismo bem planejado é possível ter flores no jardim em todas as épocas do ano e uma paisagem que se transforma de acordo as estações. É possível fazer um jardim para se admirar com os olhos fechados através dos aromas; sentir a mudança dos materiais no piso; e ainda ouvir o barulho das fontes e cascatas. 
 
Com todos esses detalhes bem pensados fica mais fácil colocar no papel o custo real de uma obra sem faltar nenhum detalhe para a melhor valorização do seu imóvel. Um sonho mal planejado pode se transformar em um pesadelo e não queremos que isso aconteça. 
 
Se você gostou dessas dicas continue acompanhando o portal Lugar Certo e confiraPaisagismo empresarial: veja como trazer o verde pro ambiente corporativo
 
Nathália Cavalcante  - Nathália Cavalcante
 

Nathália Cavalcante 

Nathália se formou em 2012 pela Faculdade Santo Agostinho e  é responsável pelo setor de Projetos do escritório Estúdio Paisagismo.

Outros Artigos

ver todas
18 de novembro de 2022
04 de novembro de 2022
21 de outubro de 2022
07 de outubro de 2022
23 de setembro de 2022