postado em 01/07/2022 14:18
/ atualizado em 01/07/2022 14:34
Foto: Izabella D%u2019Paula %u2013 Parque Avenida
O paisagismo vai muito além da organização e escolha das plantas. O dever do paisagista é provocar sensações e dar vida ao local, torna-lo um bom lugar de convivência. Organizar os elementos como lagos, caminhos, pérgolas, aromas e cores está dentro das responsabilidades do paisagista.
Conhecendo a importância dessa técnica, é importante enfatizar a diferença de uma obra que tenha um projeto paisagístico pensado desde o começo e uma obra que deixou essa parte verde para o final.
Paisagismo no início do projeto arquitetônico
No início da obra é importante sempre pensar em todos os profissionais trabalhando em conjunto, Arquiteto, Engenheiro, Paisagista, Eletricista, para que cada detalhe seja pensado no começo da elaboração do projeto. O projeto paisagístico complementa o projeto arquitetônico, bem como é complementado pelo projeto luminotécnico, por exemplo.
O componente principal do paisagismo é a vegetação. Essa, como se sabe, proporciona inúmeras vantagens na qualidade de vida do ser humano. O paisagismo aliado à arquitetura pode melhorar a iluminação natural dos ambientes e, em conjunto, reduzir os gastos com energia elétrica. Pode também dar mais privacidade ao local reduzindo a utilização de muros de concreto. Se bem utilizado, pode disfarçar imperfeições e realçar ainda mais a beleza das formas arquitetônicas.
Foto: Izabella D%u2019Paula %u2013 Buffet Laporte
Como é elaborado um projeto paisagístico?
Uma boa conversa tanto com o cliente quanto com o arquiteto é fundamental para alinhar as expectativas e estilo da obra. O paisagismo deve seguir um estilo que normalmente é baseado no estilo arquitetônico, podendo este ser estilo neoclássico, moderno, tropical, dentre outros. Cada estilo pede uma espécie de planta. O estilo neoclássico, por exemplo, combina com plantas topiadas(1), com marcações firmes e mais retas. Já o estilo tropical combina com caminhos sinuosos e canteiros, com variações de plantas, tentando imitar ao máximo a natureza real.
(1) Topiaria é arte de dar formas esculturais às plantas.
Com um paisagismo bem planejado é possível ter flores no jardim em todas as épocas do ano e uma paisagem que se transforma de acordo as estações. É possível fazer um jardim para se admirar com os olhos fechados através dos aromas; sentir a mudança dos materiais no piso; e ainda ouvir o barulho das fontes e cascatas.
Com todos esses detalhes bem pensados fica mais fácil colocar no papel o custo real de uma obra sem faltar nenhum detalhe para a melhor valorização do seu imóvel. Um sonho mal planejado pode se transformar em um pesadelo e não queremos que isso aconteça.