Ipês: confira as espécies, processo e beleza por trás dessas árvores
Muito elogiados, os Ipês são considerados as árvores mais bonitas do Brasil. Porém, sua transformação é longa; saiba tudo sobre eles com Nathália Cavalcante
postado em 26/08/2022 11:41
/ atualizado em 26/08/2022 11:52
Foto: ConstruindoDecor
Apreciados por sua variedade de cores, pelo seu efeito ornamental, decorativo e pela qualidade da sua madeira, os Ipês são, há muito tempo, considerados as árvores mais bonitas do Brasil. Muitos querem ter um em frente a sua casa, e essa é uma das cenas mais tradicionais no nosso país. Ter um Ipê é algo bastante desejado.
Os ipês florescem sempre no inverno. É sempre um momento esperado, pois a cidade fica tomada pelas suas cores que seguem sempre uma sequência ao florirem. Em alguns anos eles florescem mais cedo e em outras mais tarde, mas sempre que o fenômeno acontece é um aviso que a primavera está por vir.
Em Belo Horizonte há pelo menos 500 mil árvores documentadas e dentre elas, 29 mil são ipês. Os mais vistos na cidade são os ipês rosas.
Tipos de Ipês Por Ordem de Florada
Ipê Roxo
Ipê Amarelo e Ipê Branco
Ipê Rosa
Foto: César Felix
O Processo Estressante dos Ipês
O estresse pelo qual o Ipê passa chega a ser poético.
No auge do inverno e da seca que essa temporada representa, os ipês demonstram que estão passando por um momento de absoluto estresse ao perder suas folhas. Ou seja, é através da experiência de quase morte que surge a beleza dos ipês: sua florada.
A planta entende esse estresse causado pelo inverno e pela seca como um sinal de morte e por isso busca produzir o máximo de sementes possível para disseminar na natureza.
Segundo Bruce McEwen, neurocientista e professor da Universidade Rockefeller, em Nova York, o estresse faz bem para natureza humana. Quando estamos acuados, cheios de problemas e passando por muita turbulência, ficamos prontos para tomar decisões mais rápidas e eficientes. Com os ipês não é diferente, sem o estresse não há vida e não há beleza.
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Ipê Branco
O ipê branco é o tipo de árvore que, se você tiver sorte de vê-la florida, aproveite e tire uma foto, pois amanhã poderá não ter mais flores. Infelizmente essa variedade é a que tem a florada mais rápida de todas, tem duração em média de 2 a 5 dias. Esse período pode mudar caso ocorra chuvas ou ventos fortes.
Uma noiva se prepara meses antes do seu casamento e até emagrece para o grande dia. E assim também acontece com os ipês, que também “emagrecem” perdendo suas folhas para o momento mais esperado que é a sua florada.
Agora que já sabem, lembrem-se, o inverno pode ser menos cinza quando se tem um ipê plantado em sua porta.