Comentários
600

Feng Shui para a proteção

Para encontrar o lugar ideal para se viver e preservar seu sopro vital, é preciso eliminar as energias destrutivas potenciais que advêm de relações errôneas do homem com o seu habitar na Terra, provocando calamidades

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Reprodução/Internet/www.duke.edu/28-04-10
A propósito dos últimos acontecimentos no Rio de Janeiro – os deslizamentos de morros e soterramento de várias casas - , uma questão que remete à origem histórica do Feng Shui vem à tona: proteção! Ao escolhermos um local para morarmos, a primeira consideração a fazer é a proteção. É a proteção que garante a segurança. De uma maneira geral, a segurança diz respeito à proteção contra ameaças à saúde, ao bem estar, à vida.

Para o Feng Shui, um lugar "protegido" é aquele em que os fundos, a frente e os lados são guardados por certas formações, naturais ou artificiais. Assim sendo, as formas terrestres que se dispõem em volta de um determinado lugar são as guardiãs desse lugar. A sua função é reter as energias benéficas e impedir que as energias destrutivas penetrem no local.

Na China Antiga, essas formações receberam os nomes de quatro espíritos protetores animais conhecidos pelos antigos xamãs: o dragão, o tigre, a tartaruga e a fênix. Assim, o "lugar ideal" seria composto por "um vale fértil, circundado por montanhas, atravessado por um rio e aberto para o sol".

Estas formações nada mais são que montanhas e devem ser respeitadas. Qualquer tipo de interferência drástica que se faça nelas pode provocar desastres. Todo o lugar fica comprometido e perde a sua força, o seu "sopro vital". A montanha que ofereceria proteção, passa a ameaçar. O que acontece é que nossas montanhas estão doentes, os nossos "dragões" estão feridos.

"O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo" (trecho da carta do cacique Seatlle, escrita em 1854 ao presidente dos EUA, Franklin Pierce). Esta questão fundamental, que permeia todo o estudo do Feng Shui, tem sido deixada de lado. As montanhas têm sido desrespeitadas, ocupadas desordenadamente, feridas em suas veias.

"As veias das montanhas são canais naturais de escoamento da chuva pelas encostas e os sulcos através dos quais o excesso de água escorre. Formadas ao longo dos séculos, as veias expressam movimento e contenção dos processos vitais da terra e cortá-las pode significar a morte da montanha". Então, estradas, túneis, aglomerados, grandes obras arquitetônicas podem provocar verdadeiras calamidades.

Assentar uma casa num ponto frágil da montanha pode provocar sérios acidentes. Os fundos de qualquer casa não devem estar muito próximos da montanha, caso contrário, de guardiã ela passa a intimidadora. E, ferida em sua essência, ela responde.

Quando se fala em "lugar ideal", em Feng Shui, o objetivo é a busca de um determinado local que retenha toda uma energia natural que influencie positivamente a saúde e o bem-estar humano. Dentro do Feng Shui as montanhas são importantes, tanto pelo seu assentamento, quanto pela sua forma. É importante sabermos que tipo de montanha a pessoa tem e que energia ela traz para a casa. É importante verificar o tamanho, a que distância ela fica e a sua forma.

No ambiente urbano, aplicam-se os mesmos princípios de proteção, apenas é necessário identificar, nos edifícios circundantes, a equivalência com as formações da zona rural. Os fundos de qualquer edifício nos remetem à saúde. Então, montanhas doentes influenciarão negativamente a saúde dos moradores desse edifício. Por outro lado, prédios sem montanhas conferem instabilidade nos moradores, instabilidade que traz insegurança.

As montanhas influenciam, ainda, na prosperidade e na visão de vida dos moradores. Outra consideração importante a ser feita com relação ao ocorrido no Rio de Janeiro diz respeito ao uso do solo. O uso do solo afeta diretamente o fluxo de energia de uma região. "O uso transforma o espírito do local". O Feng Shui de um local pode atrair energias positivas ou destrutivas, conforme o uso do solo. Assim, locais que foram utilizados como cemitérios, depósitos de lixo, hospitais, presídios, delegacias, matadouros, açougues, enfim, toda a atividade associada à matança ou à doença, atrai energias violentas, infortúnio aos moradores. No caso, em especial, o lixo contém muita energia de morte, que é absorvida pelo local e, consequentemente, pelos ocupantes desse local.

Tivemos, assim, dois pontos importantes reunidos, de forma negativa, em um só: uma grande montanha de lixo ocupada de forma desordenada! Uma montanha doente carregada da energia da morte!

Assim sendo, algumas observações são muito importantes na escolha do "lugar ideal" e somente um profissional experiente poderá auxiliar nestes momentos. A análise de várias questões se faz importante, uma vez que também morar próximo de pontos de energia destrutiva como os descritos acima é bastante prejudicial.

E que, a partir de experiências negativas como as vivenciadas recentemente, possamos nos conscientizar para o uso adequado da terra, já que os benefícios advindos de nossas atitudes somente atrairão energias positivas para as nossas vidas.

Leia outros artigos de Valéria Loureiro no Lugar Certo:
O ano do Tigre
Feng Shui: energia para o ano novo
Feng Shui: a escola do Chapéu Preto
Feng Shui: energia aplicada em casa
Feng Shui: a energia da forma
Feng Shui: energia para a vida

Para dúvidas ou sugestões para esta coluna, envie e-mail para valerialoureiro@icterapiasholisticas.com.br.

*Valéria Loureiro é arquiteta e consultora de Feng Shui. Saiba mais no site da IC Terapias Holísticas, ou pelos telefones (31) 3441-8009 e 3492-2580

Outros Artigos

ver todas
05 de março de 2015
29 de janeiro de 2013
17 de janeiro de 2012
03 de junho de 2011
14 de setembro de 2010