Sabor da roça

Área com fogão de lenha: veja tudo que você precisa saber para montar a sua

Comidas preparadas no fogão a lenha são mais saborosas; além disso, ele deixa a casa mais quentinha nos dias frios

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/08/2022 13:00


Fogão a lenha convencional - bigstockphoto Fogão a lenha convencional

 
Ter um fogão de lenha em casa é o sonho de consumo de muitas pessoas. Afinal, aquele ensopado ficará muito mais saboroso nesse equipamento. Isso sem contar no calor que emana do fogão, deixando a casa mais aquecida nos dias frios

Contudo, será que fogão de lenha é coisa apenas de casa no campo? Certamente não! É possível ter um fogão rústico na área urbana. Porém, é preciso tomar alguns cuidados básicos. Confira as dicas deste conteúdo. 
 

O que é estilo rústico e como o fogão a lenha pode contribuir com ele? 


Entre os vários estilos de decoração, temos o estilo rústico. Ele é inspirado em ambientes rurais e pode combinar com outros estilos de decoração. 

Portanto, o fogão de lenha em casa contribui com a caracterização, pois é o símbolo das cozinhas das fazendas, com um desenho que lembra as antigas casas de nossos avós. 

Aliás, se você deseja trazer o estilo do campo para outros cômodos da casa, é importante lembrar que um dos materiais mais utilizados é a madeira bruta. Seja nos pisos ou nos móveis, ela é responsável por dar um ar mais rústico à sua casa. 
 

Onde colocar o fogão de lenha em casa urbana? 

 
Dúvidas sobre como instalar fogão a lenha? O fogão a lenha pode ser feito de alvenaria na cozinha ou na área gourmet externa. Se for pronto, em ferro fundido, também pode ocupar um lugar de destaque na cozinha ou no quintal. 

É muito importante que você escolha bem o local de instalação, pois será difícil mudá-lo. Mesmo o fogão pronto pode ser difícil de mover, pois dependendo do material pode pesar cerca de 200 quilos

Posso ter um fogão a lenha no apartamento? 


Se o seu desejo é ter um fogão de lenha em apartamento, saiba que isso é possível. Basta ter um espaço amplo para a instalação. 

Outro ponto fundamental é verificar junto ao condomínio se é possível fazer a instalação, de acordo com o Regimento Interno, e ainda se há um sistema de exaustão que direcione a saída da fumaça. Isso porque você não quer incomodar os vizinhos, não é mesmo?
 

É preciso contratar mão de obra especializada? 

 
Você sabia que um fogão de lenha em casa pode aumentar o valor de mercado do seu imóvel? Porém, se ele for mal instalado, pode até baixar o valor. 

Sendo assim, ao instalar um fogão pré-moldado em alvenaria, chame um profissional especializado

Afinal de contas, é preciso ter a técnica certa para criar a estrutura e saber como montar fogão a lenha. Só assim, o fogão irá funcionar corretamente e você poderá aproveitar bem o investimento. 

Agora, se for um fogão comprado pronto, não é preciso contratar mão de obra. No entanto, busque uma empresa do ramo para realizar a montagem dos tubos da chaminé a fim de garantir a saída correta da fumaça.
  

Como deve ser a instalação da chaminé? 

 
A chaminé é um ponto importante do fogão de lenha em casa. Por essa razão, é importante seguir alguns macetes. 

A saída, por exemplo, deve estar a um metro acima da cumeeira, que é a parte mais alta do telhado. 

Se possível, faça uma chaminé alta, com um mínimo de 3,5 metros de distância da base do fogão. Isso porque pode ocorrer de o vento descer pelo duto e danificar as peças do fogão. 

Fogão a lenha LIV806 de Dupla Combustão - Liv Aquecimento Fogão a lenha LIV806 de Dupla Combustão


É preciso instalar detector de fumaça? 

 
No Reino Unido, por exemplo, é obrigatória a instalação de um detector de fumaça e um detector de monóxido de carbono. Assim, é possível identificar um possível vazamento e tomar as providências necessárias. 

Aliás, vazamentos só ocorrem se houver um mau funcionamento da chaminé. Desse modo, é importante contratar um profissional especializado para evitar qualquer risco. Lembrando que o monóxido de carbono não libera cheiro e, portanto, pode causar mal se você não tomar uma atitude preventiva. 

Outro detalhe a não ser esquecido: tenha sempre cuidado com o fogo, pois se acender demais o fogo, ele aumentará os custos com lenha, além de enfraquecer as peças do fogão. 
 

Como fazer a limpeza do fogão a lenha? 

 
O fogão a lenha em casa deve receber cuidados especiais de limpeza. De maneira geral, você terá que se preocupar apenas com as cinzas. 

Alguns modelos vêm com gavetas para fazer o armazenamento antes da retirada. Além disso, é importante não fazer o descarte junto a produtos inflamáveis. 

Já a limpeza da chaminé deve ser feita por equipe especializada, principalmente por se tratar de um trabalho em altura. 

Ficou interessado em ter um fogão de lenha em casa?

 
Com certeza, ele trará vantagens, mas é preciso fazer a instalação correta para não ter problemas futuros. E se você gostou do estilo rústico, leia também esse conteúdo sobre como mesclar o estilo rústico com o contemporâneo

Continue lendo as atualizações do portal Lugar Certo para ter acesso a mais dicas de decoração e organização do lar. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
11 de julho de 2023
28 de junho de 2023