Precisa de um forro para casa, mas não sabe qual escolher? Acredite, você não é a única.
Existem diversos modelos de forro de teto: o mais econômico, o mais bonito, aquele que dispensa manutenções e até opções mais sustentáveis.
Para escolher aquele que atende mais às suas expectativas - e o seu bolso - é preciso conhecer as vantagens e desvantagens de cada modelo. E é para isso que estamos aqui.
Confira os principais tipos de forro para casa
Reunimos os principais modelos de forro de teto para você conhecer cada um e saber qual é o melhor para a sua residência. Vamos conferir?
Foto: Freepik
1- Forro de teto em PVC
Este é um dos forros mais comuns para casas. Além de ter baixo custo, é fácil de aplicar e não exige gastos com pinturas e massas, já que pode ser instalado sem elas.
Vale mencionar que ele tem alta durabilidade e serve tanto para locais internos, quanto externos.
Porém, ele também apresenta algumas desvantagens, como o fato de não ter isolamento térmico ou acústico e ter um design mais simples.
Foto: Pinterest
2- Forro de Madeira
O forro de madeira confere mais charme e aconchego ao ambiente, tanto na parte interna quanto externa da casa. Sua instalação é simples, sem necessidade de profissionais especializados.
Esse forro para casa é a opção ideal de quem busca uma alternativa mais sustentável e que ofereça isolamento térmico e acústico.
Contudo, há desvantagens. Por necessitar de madeira nobre, tem custo mais elevado. Além disso, é preciso limpeza frequente, visto que pode apresentar pragas, fungos e cupins.
Foto: Pinterest
3- Forro de Bambu
Este forro de teto é outra alternativa sustentável. Assim como a madeira, traz um diferencial para o ambiente, é simples de instalar e atua bem como isolante térmico e acústico. Seu diferencial em relação à madeira está no custo, bem menor.
No entanto, também há pontos negativos, como o fato de necessitar de manutenção recorrente para não ficar desgastado.
Eduardo Macarios | Crédito: Eduardo Macarios
4- Forro de cimento aparente
Esse forro para casa é ideal para ambientes com decoração industrial. E, apesar de só estar ficando mais comum agora, ele traz muitas vantagens, como baixo custo, fácil instalação e zero manutenção.
No entanto, é necessário que a laje esteja bem impermeabilizada para não gerar fissuras, visto que ele aproveita sua estrutura.
Foto: Getty Images/iStockphoto
5- Forro de Gesso
Esse é um dos modelos de forro de teto mais escolhidos por quem busca um ambiente sofisticado e valorizado.
Ele pode ser utilizado em todos os cômodos, é um bom isolante térmico e acústico e, inclusive, permite fazer boas combinações com a iluminação do ambiente.
No entanto, ele tem custos mais elevados, tanto para produzir como para instalar, pois necessita de um profissional especializado, e deve ser complementado com massa corrida e pintura.
Foto: Pinterest
6- Forro modular
Também conhecido como fibra mineral, esse é o forro de teto mais utilizado em ambientes comerciais, como escritórios. Isso porque é fácil de instalar, remover e, ainda, traz isolamento térmico e acústico.
No entanto, ele também tem suas desvantagens. Sua resistência à umidade é baixa, o que faz com que necessite sempre de limpeza.
Então, já sabe qual escolher?
Esses são os principais tipos de forros para casas que você vai encontrar. E agora que sabe o que cada um pode oferecer será mais fácil fazer a sua escolha.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação