Persianas trazem versatilidade ao ambiente; conheça os modelos
Persianas são ótima alternativa às cortinas. Modernas, elas vedam iluminação e, dependendo do material, podem ser boas isolantes acústicas e um charme a mais na casa
Assim como as cortinas, as persianas também são boas para vedar a entrada de iluminação ou controlá-la parcialmente. Na realidade, as persianas têm diversas funções e servem para variados ambientes. Uma das razões para seu uso consiste na proteção solar, proteção contra olhares indiscretos de vizinhos e isolamento do ambiente. Elas podem ser horizontais ou verticais, sendo que as mais comuns são de alumínio ou perfiladas, preenchidas com poliuretano, que é um excelente isolante térmico e acústico. Há ainda produtos cuja estrutura é desenvolvida em tecido, bambu, PVC ou madeira.
Sendo uma poderosa aliada para o isolamento acústico, a persiana impede que os ruídos externos interfiram no descanso dentro de casa. Suas lâminas permitem total controle nos movimentos de abrir e fechar, o que colabora com a questão da privacidade. Também são comuns as persianas laminadas e as japonesas, bem como os enroladores, que, como o nome indica, consistem num tubo octogonal sobre o qual se enrola e se desenrola a persiana.
Elas também podem ser automatizadas, diferente do que ocorre com as cortinas, tornando-as peças mais interessantes para aqueles que adoram tecnologia e comodidade. Na opinião de Alcione Santos Vieira, diretora da Abaeté Cortinas e Persianas, empresa há 28 anos no mercado, as persianas, além de toda sua utilidade, valorizam o ambiente.
Lâminas permitem controle nos movimentos de abrir e fechar, o que colabora com a privacidade
“As persianas duram em média cinco anos, e a garantia pode variar, dependendo do produto. De fácil manuseio, basta que o cliente siga instruções que vêm no manual para mantê-las em bom funcionamento. Para limpá-las, basta usar um aspirador de pó ou espanador”, diz Alcione, que está há 30 anos neste mercado.
Uma das vantagens de optar por persianas é a praticidade e a facilidade de instalá-la em qualquer cômodo. Além disso, o mercado oferece diversas cores, texturas, formatos e modelos. Mas nem sempre a persiana é a melhor solução para decorar a janela da casa, afinal, ela necessita de maiores cuidados para que as cerdas não sejam danificadas. Do ponto de vista do investimento, dependendo do produto, a persiana pode custar bem mais caro que uma cortina.
Do ponto de vista do investimento, dependendo do produto, persiana pode custar mais caro que cortina
Orçamento Alcione, que está há mais de duas décadas no ramo, explica que a Abaeté, além de vender e instalar persianas, faz a manutenção e a limpeza das peças. Para a instalação, ela explica que o prazo de entrega varia de acordo com o produto, podendo chegar a até 25 dias úteis. “Vamos ao local, fazemos a medição e providenciamos tudo assim que o cliente autorizar.” O ideal ao escolher o que usar em sua casa é pesquisar diversos modelos, fazer mais de um orçamento e checar, na hora da compra, as condições de instalação e entrega do produto. E, claro, em época de economia instável, adequar o produto ao seu orçamento doméstico.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação