Cortinas e persianas ecológicas são cada vez mais comuns

Uso de persianas e cortinas fabricadas com fibra orgânica ou material reciclável ajuda a controlar a passagem de raios ultravioleta em casa de forma eficiente e sustentável

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/08/2011 17:02 / atualizado em 22/08/2011 17:09 Júnia Leticia /Estado de Minas
Calcular a incidência de luz natural no ambiente é fundamental para garantir maior conforto térmico e pode representar uma boa economia de energia elétrica dependendo da persiana ou cortina usada - Eduardo Almeida/RA Studio Calcular a incidência de luz natural no ambiente é fundamental para garantir maior conforto térmico e pode representar uma boa economia de energia elétrica dependendo da persiana ou cortina usada

O conceito de sustentabilidade invadiu todos os cantos da casa e chegou às janelas. Com isso, surgiram as cortinas e persianas ecologicamente corretas que, apesar de ainda não serem amplamente usadas, são uma tendência em casas e apartamentos sustentáveis. Para quem quer incorporar o conceito, é preciso conhecer o que há disponível no mercado. Mas, afinal, o que são cortinas e persianas sustentáveis? Quais características têm para que sejam classificadas dessa forma?

Leia a continuação desta matéria:
Saiba escolher o melhor modelo de cortina ou persiana
Linha do projeto define escolha de cortinas e persianas
Conheça os diferentes estilos de cortinas e persianas

Segundo o diretor da Ana Luiza Decorações, Luiz Felipe Rodrigues Cornélio, primeiro é preciso esclarecer que há diversos tipos de tela solar. “Em relação à composição, a grande maioria é de poliéster revestida de PVC ou fibra de vidro composta de PVC”, explica. O diferencial desses produtos é que, em sua fabricação, há a preocupação em usar matéria-prima reciclável. Além disso, eles são isentos de VOC (compostos voláteis orgânicos, na sigla em inglês), o que significa que não contêm matéria-prima poluente. “Para que sejam sustentáveis, a principal preocupação é não agredir o meio ambiente e serem ecologicamente corretos, sendo capazes de diminuir o efeito estufa por meio da economia de energia”, acrescenta.

A designer de ambiente Dênia Diniz afirma que fabricantes têm dado maior importância aos produtos sustentáveis - Eduardo Almeida/RA Studio A designer de ambiente Dênia Diniz afirma que fabricantes têm dado maior importância aos produtos sustentáveis
A decoradora Izabel Felix diz que cortinas e persianas sustentáveis são produtos fabricados com 100% de fibras orgânicas, entre elas, algodão, linho, bambu, seda artesanal e cânhamo. “Caracterizam-se pela escolha da matéria-prima (natural e renovável), processo produtivo, produto não poluente, manutenção que não gera resíduo, logística de distribuição, embalagem e selo de certificação de origem.”

Uma boa opção para quem quer utilizar esse recurso e economizar é investir em cortinas com tela solar. A designer de ambiente Dênia Diniz conta como elas funcionam: “Existem diversas telas que reduzem significativamente o uso de energia elétrica, tanto na geração de luz como de ar-condicionado e climatização de ambientes. Elas filtram a entrada dos raios do Sol, mas permitem a passagem de luz natural.”

Luiz Cornélio confirma a importância de se recorrer a essa opção a fim de contribuir para a sustentabilidade do planeta. “Atualmente, as telas solares de alta qualidade e tecnologia avançada proporcionam, além do uso da luz natural (solar), eficiência energética: redução da entrada de calor e, consequentemente, redução de consumo de energia elétrica com ar-condicionado e iluminação.”

CARACTERÍSTICAS

Maior aproveitamento da luz natural, conforto visual e térmico e proteção contra raios ultravioleta são alguns dos benefícios citados pelo diretor da Ana Luiza Decorações. Segundo ele, o tecido, com alto índice de reflexão solar, possibilita excelente visibilidade do espaço externo. “Proporcionando mais luz natural ao ambiente, além de reduzir as emissões de CO, diminuindo o gasto de energia dos aparelhos de ar-condicionado e a necessidade de uso de iluminação artificial por um período maior de tempo”, detalha Luiz Cornélio.

Esses benefícios fazem com que Dênia Diniz acredite que há uma tendência ao uso de cortinas e persianas que envolvem a sustentabilidade. “É natural que, com o crescimento e desenvolvimento social nas ultimas décadas, o mercado vislumbre a importância na utilização de produtos sustentáveis.”

Luiz Felipe Rodrigues Cornélio, da Ana Luiza Decorações, mostra um modelo de tela solar no estilo romano - Eduardo Almeida/RA Studio Luiz Felipe Rodrigues Cornélio, da Ana Luiza Decorações, mostra um modelo de tela solar no estilo romano
DEMANDA

Para Luiz Cornélio, esta demanda é mundial, pois, hoje, ser ambientalmente consciente deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. “A radiação direta não permite que as pessoas, em suas próprias residências, tenham conforto térmico, visual, acústico e usufruam da melhor qualidade do ar. Nesse sentido, cresce a demanda por produtos que proporcionem o máximo de conforto no lar.”

E a automatização é uma grande aliada dos materiais ecologicamente corretos usados na fabricação dos produtos, o que para Luiz Cornélio também é uma tendência. “Devido às facilidades e praticidades – como no caso das cortinas e persianas automáticas – que controlam o uso eficiente da iluminação artificial. Sensores determinam o acendimento automático das luzes”, explica.

Tags: cortina

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
José - 25 de Agosto às 14:09
O problema com esses produtos de vanguarda, a exemplo das tais janelas acústicas é a instabilidade e falta de profissionalismo de ALGUNS fornecedores. Você liga interessado mas eles já estão atendendo clientes maiores e nem te dão retorno.

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023