Alto astral

Decoração de casa: dicas para ajudar a aliviar o estresse e ansiedade

Como estamos passando mais tempo em casa, é hora de prestar atenção à decoração, pois ela influencia no seu humor

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/06/2021 13:00 / atualizado em 09/06/2021 13:58


Dicas de decoração  para aliviar o estresse e a ansiedade - Freepik Dicas de decoração para aliviar o estresse e a ansiedade

 
A correria do dia a dia, o trabalho, os afazeres domésticos e os estudos, podem ser elementos que causam estresse e ansiedade deixando muita gente de baixo astral. Desde o último ano, com a chegada da pandemia do novo coronavírus e as mudanças geradas por isso, a rotina de milhões de pessoas mudou. Trabalhar, estudar e até se exercitar de casa já faz parte da nossa rotina e isso pode trazer a sensação de que estamos presos. 
 
Mas você já parou para pensar que mudar ou acrescentar elementos à decoração da sua casa pode te ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade da rotina?
 
Se você quiser algumas dicas para repaginar a sua casa e desestressar, continue lendo este artigo.
 

Invista em uma decoração mais aconchegante e alegre

 
Agora, mais do que nunca, deixar nossa casa aconchegante e com a nossa cara faz toda a diferença. Já reparou em como uma mudança no ambiente traz um novo ânimo e alegria? Então, que tal aproveitar o tempo em casa para investir numa decoração mais aconchegante e alegre? 
 

1. Invista em plantas

É comprovado o benefício do cultivo de plantas quando se trata de aliviar o estresse e a ansiedade. Cultivar plantas ou uma pequena horta em casa pode ser terapêutico. Escolha plantas, temperos e flores que alegram e colorem o ambiente, pois além de ajudar a relaxar, decoram a casa.
 
Dicas de decoração  para aliviar o estresse e a ansiedade - Freepik Dicas de decoração para aliviar o estresse e a ansiedade
 
 

2. Utilize aromatizadores para decorar 

Os cheiros têm poder de remeter a bons momentos, mas também podem aliviar o estresse e a ansiedade. Escolha aromatizadores bonitos e que componham o ambiente e aromas refrescantes, aconchegantes ou tranquilizantes. Uma boa dica é variar os cheiros de acordo com o ambiente, por exemplo: lavanda ou rosas na sala, para relaxar, e canela no escritório para ativar a concentração.
 

3. Aposte em objetos curvilíneos 

Os objetos curvilíneos e arredondados trazem sensação de “lar”, bem-estar e amabilidade para a decoração da casa. Objetos lineares e retos dão sensação de frieza, por isso fuja deles ou pelo menos use em menor quantidade.
 

4. Não encha estantes e prateleiras 

Mesmo quando estão arrumados, os livros em grande quantidade ou muitos objetos, acumulam poeira e trazem a sensação de bagunça. Isso aumenta a produção do hormônio do estresse, o cortisol, o que não é bom para quem deseja aliviar o estresse e a ansiedade. 
 
Portanto, deixe alguns espaços vazios na sua estante ou nas prateleiras, já que enquanto alivia seu estresse, colabora para uma decoração com menos poluição visual.
 

5. Não acumule objetos

Essa dica é parecida com a anterior. Muitos objetos, por mais bonitos que sejam, acumulam poeira e causam estresse. Em dias agitados e estressantes, o ideal é ter um ambiente mais clean para relaxar.
 

6. Tenha muitas almofadas

As almofadas têm o poder de trazer a sensação de relaxamento e aconchego à decoração. Além de proporcionar um bom lugar para descansar, a ideia é espalhar almofadas dos mais diferentes tamanhos por vários cômodos. Abuse dos travesseiros na sua cama, use almofadas de texturas e cores diferentes na sala e não se esqueça do cantinho da leitura e da varanda. Todos os ambientes podem receber almofadas. 

7. Cuidado com as estampas

Cores e estampas são essenciais para trazer alegria e descontração à decoração do ambiente. Porém, muitas cores e estampas podem gerar cansaço visual e aumentar o estresse e a ansiedade. Por isso, nossa dica é: escolha uma ou duas cores e faça o mesmo com as estampas, assim você aproveita a alegria das cores na medida certa.
 
Dicas de decoração  para aliviar o estresse e a ansiedade - Freepik Dicas de decoração para aliviar o estresse e a ansiedade
 
 

8. Preste atenção às cores 

Estudos apontam que as cores afetam diretamente nosso humor, por isso, preste atenção às suas escolhas. As cores frias, como o azul e o cinza, transmitem sensação de calma e relaxamento, já as cores quentes, como o vermelho e o laranja, estimulam o sistema nervoso e não ajudam a aliviar o estresse. Pinte as paredes, mas também aposte nas cores nos objetos da decoração, coloque cores nos tapetes e mantas, ou então, no sofá ou poltrona. 
 
Como podemos perceber, nossa casa tem muita influência no nosso humor e saúde mental. Aproveite o tempo extra para reorganizar e decorar sua casa de forma que seja prazeroso passar mais tempo nela. 
 

Gostou das dicas?

Aqui no Lugar Certo, você encontra diversas dicas sobre casa, decoração, organização e muito mais. Se você quer deixar sua casa mais limpa e perfumada, aproveite e leia também como fazer a casa ficar mais tempo organizada. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023