Negociação

4 coisas que você nunca deve dizer ao visitar um imóvel à venda

A transação comercial de um imóvel envolve muitos detalhes e o que você falar ao corretor pode prejudicar (ou não) a negociação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/08/2022 12:39


 Qualquer detalhe é importante na hora de fechar negócio. / Foto: Freepik - Qualquer detalhe é importante na hora de fechar negócio. / Foto: Freepik

 

Como não errar na hora de comprar um imóvel? Quando estamos visitando vários imóveis para a compra, qualquer detalhe é importante na hora de fechar negócio. Porém, algumas falas podem ser evitadas para não prejudicar as negociações. Veja a seguir quais são elas e se você já caiu nesses erros. 

Mas por que tomar tantos cuidados? Um imóvel envolve um alto valor agregado. Afinal de contas, ele irá durar a vida toda, passará para os seus herdeiros e, se tudo correr bem, será o seu lar por muito tempo. 

Por essas razões, é muito importante escolher bem o local e fazer um bom negócio para ambas as partes (vendedor e comprador). 

O que é visitação de imóveis? 

Basicamente, a visitação de imóveis é um procedimento esperado na compra e venda de um imóvel. Normalmente, cada visita é feita pelo interessado e pelo corretor de imóveis. 

Aliás, uma curiosidade: essa visita está prevista na Lei 8.245/91 que é a base da Lei do Inquilinato. Mas não se trata de uma visita comum. 

Ao ir a um imóvel que está à venda, é importante anotar os principais prós e contras da edificação. Portanto, leve em consideração alguns detalhes, como:
  • localização;
  • posição do sol;
  • condições de preservação do imóvel;
  • fachada;
  • pintura das paredes;
  • possíveis vazamentos;
  • fios soltos;
  • condições do revestimento (piso e azulejo); 
  • condições das portas e fechaduras. 
Afinal de contas, um imóvel usado pode sofrer o desgaste do tempo. Entretanto, se você está visitando o estande de um imóvel na planta, verifique igualmente as condições da vizinhança e, logo após, pesquise sobre o histórico da construtora para ver se ela é idônea, se entrega os imóveis no prazo, entre outros aspectos.
 
 Um imóvel envolve um alto valor agregado. / Foto: Freepik - Um imóvel envolve um alto valor agregado. / Foto: Freepik
 

4 coisas que você não pode falar na visita de imóveis 

A visitação de imóveis que estão no catálogo de vendas das imobiliárias deve ser agendada com antecedência. De preferência, leve alguém da família para conhecer o imóvel e compartilhar sua opinião. Mas evite falar as frases abaixo. 

“Este imóvel está muito antigo”

Se o interessado expressa comentários depreciativos sobre as condições do imóvel, vai gerar um incômodo no proprietário. Isso porque ele pode ter uma forte ligação emocional com o imóvel. 

Enfim, esses comentários negativos sobre o imóvel podem dificultar as negociações, caso você acabe se interessando pela casa após visitar as outras da lista. 

“Essa é a casa dos meus sonhos” 

É preciso buscar o equilíbrio nos comentários feitos ao proprietário e ao corretor. Por isso, como falamos anteriormente, não critique o imóvel, mas também não faça elogios demais. 

Se você demonstrar muito interesse pelo imóvel, pode ser que o corretor acredite que a venda já está feita. Além disso, o proprietário pode ficar mais resistente a dar um desconto. 

Desse modo, a melhor saída é apontar alguns itens que gostou e que não gostou no imóvel, mas sem deixar evidente a sua intenção de comprá-lo. 

“Esse imóvel está muito caro” 

Em relação ao preço do imóvel, não faça comentários sem ter uma boa base. Portanto, não deprecie o valor do imóvel durante a visita. 

Você pode, inclusive, contratar um perito imobiliário para apontar o melhor valor de mercado ou ainda fazer pesquisas sobre o valor do metro quadrado na região em questão. 

Enfim, em vez de falar que a casa ou apartamento está caro, enumere os pontos que você considera que o imóvel precisa de melhorias para tentar negociar um valor mais baixo. 

“Encontrei imóveis melhores”

Como dissemos, uma casa ou apartamento tem um alto valor agregado. Além disso, cada um tem suas características e particularidades. 

Por consequência, não compare imóveis. Uma edificação pode ter um benefício que a outra não tem. Aliás, um imóvel pode ter uma ótima localização, mas estar acima do seu orçamento máximo. Outro pode estar mais acessível, porém mais distante do seu trabalho. 

No mais, é importante continuar pesquisando e visitando imóveis até encontrar aquele que realmente valha a pena. 

Para concluir, visite o portal Lugar Certo a fim de encontrar mais conteúdos sobre o mercado imobiliário, decoração, organização, bem-estar e muitos outros detalhes. 

Além disso, confira o conteúdo sobre o que considerar antes de comprar um imóvel.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
26 de maio de 2023
25 de maio de 2023