O sabor dos pomares caseiros

Projetos paisagísticos levam para apartamentos e casas em áreas urbanas árvores como pitangueiras e laranjeiras, criando em ambientes residenciais um clima gostoso de roça

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/09/2009 19:25 Júnia Leticia /Estado de Minas
Para o paisagista Benedito Abbud, diversificar árvores e arbustos no quintal de casa é uma maneira de aproveitar o espaço - Masb/Divulgação Para o paisagista Benedito Abbud, diversificar árvores e arbustos no quintal de casa é uma maneira de aproveitar o espaço
Quem nunca sonhou em poder colocar mais verde em sua casa? Com a redução dos espaços nas grandes cidades, é cada vez mais raro ver jardins ou árvores, que têm considerável potencial de remoção de partículas e gases poluentes da atmosfera, em centros urbanos. Mas, mesmo em pequenos espaços, a boa notícia é que é possível cultivar frutas fresquinhas no quintal de casa ou mesmo na sacada do apartamento.

O primeiro passo para quem quer ter um pomar em casa é avaliar o espaço disponível. Segundo a paisagista Carla Pimentel, é necessário ter espaço suficiente para a quantidade de mudas que se quer plantar. "Quanto maior o espaço, maior a quantidade de espécies de frutíferas. Mas, na cobertura de um apartamento, podemos plantá-las em grandes vasos", conta.

Veja mais fotos do trabalho da paisagista Carla Pimentel

No caso do quintal de casas, o paisagista e ambientalista Caio Zoza alerta para a necessidade de fazer uma análise prévia do solo. "Só com o conhecimento de como corrigir o solo em que será implantado o pomar e da quantidade certa de adubos a utilizar as plantas se desenvolverão adequadamente", diz. Em seguida, segundo ele, deve-se verificar a luminosidade do local, a vegetação do entorno, a projeção de sombra provocada pelas árvores e construções existentes. "A seguir, definir as espécies que mais se adaptam ao local escolhido considerando-se, é claro, o gosto da família", completa.

Leia mais sobre paisagismo na coluna de Carla Pimentel

De acordo com o paisagista da Masb Desenvolvimento Imobiliário Benedito Abbud, há duas formas de fazer um pomar em uma residência. "A primeira delas é a tradicional, que replica os conceitos de uma fazenda produtiva de frutas ou de um sítio, onde as frutíferas devem ser plantadas de forma a receber sol em toda a sua copa para que haja maior produtividade", conta. Segundo ele, isso implica árvores isoladas, geralmente alinhadas, com aquele aspecto característico de pomar.

Outra maneira, a mais adequada para residências, segundo o paisagista, é usar diversas árvores frutíferas em espaçamentos diferenciados. "Formando maciços, ou seja, conjuntos de árvores ou arbustos bastante densos, unidos e espessos, assim como seria um maciço heterogêneo de espécies não-frutíferas, tendo a consciência de que a produtividade não será plena".
Ambientalista e paisagista Caio Zoza diz que correção de nutrientes no solo e adubação certa são importantes para o bom crescimento das plantas - Arquivo Pessoal Ambientalista e paisagista Caio Zoza diz que correção de nutrientes no solo e adubação certa são importantes para o bom crescimento das plantas

Em grandes espaços, como quintais de casas, é possível plantar pés de jabuticaba, acerola, pêssego, romã, amora, limão, mexerica e laranja, como exemplifica a paisagista Carla Pimentel. "Até carambola, lixia e cereja, que são muito ornamentais, podem ser utilizadas", acrescenta. Em apartamentos, as mudas mais indicadas são laranja kinkan, pitanga, além das de jabuticaba, romã e acerola. "Também é possível fazer pomares em canteiros largos e profundos em áreas livres de apartamentos, desde que tenham total insolação, claridade e ventilação", explica a paisagista.

Leia a continuação desta matéria:
Qualidade de vida
Custo depende do projeto

ADAPTAÇÃO

Trepadeiras, como o maracujá e a uva, e espécies rasteiras, como o morango, são muito adequadas em varandas ou pequenas áreas, como fala o paisagista Caio Zoza. "Além de serem ornamentais, propiciam o contato inicial das crianças com o espetáculo da natureza criativa".

O paisagista Benedito Abbud diz que é possível fazer pomares sobre lajes, em condomínios. "Deve-se apenas tomar cuidado para que as espécies escolhidas não tenham raízes agressivas à impermeabilização e seu porte não ultrapasse cinco metros de altura". Além das árvores frutíferas citadas, o paisagista recomenda as palmeiras, cujos frutos são ótimas fontes de energia, tais como palmito doce e o açaí. "Essas sugestões, porém, dependem da região em que serão plantadas. É importante, também, ter um cuidado especial com frutas grandes, como jaca e cocos, que podem cair e machucar alguém", completa. A paisagista Carla Pimentel desaconselha, ainda, o uso de plantas de grande porte. "Algumas delas, como certas espécies de mangueiras, têm a copa muito grande, gerando sombra".
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023