Modernidade na cozinha

Um dos ambientes mais aconchegantes da casa evolui e tecnologia faz com que o prazer de preparar alimentos para a família e amigos seja maior

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/11/2009 17:25 Júnia Leticia /Estado de Minas
Especialistas dizem que criar espaços confortáveis e práticos vai além da compra de eletrodomésticos de ponta. Grande aliada é a tecnologia antimicrobiana usada em superfícies - Fotos: Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes Especialistas dizem que criar espaços confortáveis e práticos vai além da compra de eletrodomésticos de ponta. Grande aliada é a tecnologia antimicrobiana usada em superfícies
Já está mais que consolidada a importância da cozinha como espaço social de convívio entre parentes e amigos. Do século 15, quando os portugueses se lançaram ao mar em busca de um novo caminho que os levasse às especiarias usadas na culinária para proporcionar sabores diferentes, até os dias atuais, com a criação de espaços gourmet e o crescimento de cursos voltados para quem faz da arte culinária um hobby, esse importante ambiente da casa vem se sofisticando.

Veja mais fotos de cozinhas e acessórios

Veja fotos de acessórios retrôs para cozinhas

Veja fotos da Cozinha da Executiva, apresentada em mostra em BH

O espaço totalmente descuidado do período medieval até o século 17, quando a falta de facilidades para limpeza contribuía para a proliferação de doenças, hoje tem status. Opções de equipamentos disponíveis no mercado é o que não falta. Geladeira, freezer, coifa, depurador, máquina de lavar louça, forno, micro-ondas, fogão de bancada, triturador, multiprocessador, máquina de fazer pão, adega climatizada e televisão são só algumas, conforme exemplifica a arquiteta urbanista Alicia Rodrigues. "As novas tecnologias já estão permitindo criar utensílios inteligentes que mostram a temperatura ideal para preparar o alimento, se conectam à internet, avisam e controlam a temperatura do forno, economizam energia elétrica, entre outras", enumera.

Leia a continuação desta matéria:
Projetar é economizar
Integração é indicada

E ter uma cozinha moderna não implica a necessidade de um grande espaço. Segundo a designer de interiores Andreza de Lucca Ozores, o mercado oferece várias soluções criativas para minimizar esse problema. "O escorredor de pratos pode ficar interno no armário planejado liberando mais espaço sobre a bancada. Algumas cubas têm acessórios de encaixe para lavar e escorrer alimentos e o mais importante: sempre dê preferência para equipamentos compactos compatíveis com a real necessidade da residência", aconselha.

Com a variedade de produtos disponíveis, a designer de interiores diz que cozinhar deixou de ser uma tarefa complicada para ser motivo de lazer. "Pode-se fazer de tudo. Desde pães com as máquinas caseiras até um sofisticado jantar servido com as bebidas na temperatura ideal. É possível, inclusive, ter uma microcervejaria em casa", enfatiza Andreza Ozores.

Geladeiras, cooktops, lava-louças e até o piso. Tudo na cozinha passou por uma transformação com o advento da tecnologia. Um dos produtos disponíveis no mercado que prometem proporcionar conforto e tempo livre neste ambiente é a lava-louças Blue Touch Electrolux, como conta a gerente de produto da empresa, Fernanda Oliveira. "A tecnologia permite acionar as funções por meio de um leve toque dos dedos. Sem botões para acionar as funções, o painel se torna mais inovador, além de mais fácil para limpar".
A designer de interiores Andreza de Lucca Ozores recomenda armários planeados para liberar espaço nas bancadas - A designer de interiores Andreza de Lucca Ozores recomenda armários planeados para liberar espaço nas bancadas

Aliando tecnologia ao design, a geladeira, mais do que funcional, destaca-se pela beleza. Com espaço interno de 445 litros - que não interfere nas dimensões externas do produto - e função Férias automáticas, que reduz o consumo de energia nos períodos de menos utilização, o refrigerador da linha Glass Edition, da Bosch, é um dos exemplos. "Além disso, o reflexo dos vidros de sua porta transforma os refrigeradores em um móvel de cozinha, valorizando muito o ambiente", afirma Mauro Correia, superintendente de marketing da BSH Continental - fabricante dos eletrodomésticos da marca Bosch.


FOGÃO


Versão modernizada dos fogões, os cooktops também vieram para ficar. Com quatro ou cinco queimadores, segundo a gerente da Falmec de São Paulo, Carla Feola Bucher, esse eletrodoméstico é cada vez mais procurado pelos consumidores que optam por um novo conceito de cozinhar. "Ele substitui o fogão convencional e, por ser separado do forno, ainda traz a vantagem de poder ser embutido no projeto dos móveis, buscando uma melhor ergonometria e facilitando a visão dos alimentos", conta.

Além dos eletrodomésticos, a tecnologia possibilitou o desenvolvimento de soluções que melhoram o funcionamento da cozinha como um todo. Uma delas é a tecnologia antimicrobiana, que pode ser usada em várias superfícies, entre elas, pisos, segundo o diretor comercial da Microban do Brasil, Toshiaki Ouchi. "A procura pela tecnologia antimicrobiana é crescente em função da tendência do mercado em oferecer produtos mais fáceis de limpar e que mantenham a aparência de novos por mais tempo", explica o diretor.

Leia mais:
Muito mais que uma cozinha
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023