Morada na África do Sul em meio a floresta valoriza a integração entre dentro e fora

Casa na Cidade do Cabo se destaca pelo ambiente tranquilo que fornece um refúgio de puro deleite

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/01/2013 11:08 / atualizado em 17/01/2013 11:50 Joana Gontijo /Lugar Certo
Antonio Zaninovic/Reprodução

Em volta, apenas a quietude da mata. Nenhum incômodo com sons do trânsito, de obras ou outros barulhos urbanos. A floresta ao redor emana um confortável silêncio, quebrado apenas pelo sussurrar do vento ou de algum pássaro cantante. A casa de janelas e portas de vidro, de baixo até em cima, em todos os ambientes de convivência, deixa entrar muita luz natural durante o dia, e ganha ainda mais graça à noite com uma iluminação cênica bem planejada e eficiente. Do lado de fora, surge uma grande piscina de águas esverdeadas, instalada no deque que se abre para a paisagem. Com estes e outros atrativos, uma residência em Bridle Road, na Cidade do Cabo, África do Sul, é um refúgio de paz e tranquilidade, fazendo um convite ao puro deleite.

Veja mais fotos da residência


O projeto arquitetônico aproveitou o melhor das linhas retas e do pé-direito generoso. A morada mostra, em alguns pontos, sua pretensão de mirante já que, do alto das montanhas, permite visões panorâmicas para a natureza ao redor. Por dentro, o conceito da decoração traz referências do design escandinavo, com um tom mais limpo, ressaltado pela aplicação de muito branco e poucos móveis e acessórios, conferindo modernidade e elegância à proposta.

A construção é de autoria do arquiteto chileno Antonio Zaninovic, conhecido por criar soluções arquitetônicas a partir da paisagem exterior. Um ponto de destaque da casa é justamente a integração entre o que está do lado de fora e o que está no interior, fazendo com que o meio ambiente circundante adentre a morada. A divisão dos espaços internos, cuidadosamente pensada, engloba até janelas que fazem o papel de “quadros verdes”, através das quais se observa o porto da Cidade do Cabo, porém sem interferir na privacidade dos moradores.

O projeto de decoração, por sua vez, leva a marca do designer nova-iorquino Lucien Rees, do escritório Rees Roberts, e o conceito de paisagismo é de Daiv Kelly, do mesmo escritório. Trabalhando em conjunto, estes profissionais utilizaram diferentes mecanismos sustentáveis, como a piscina ao ar livre autolimpante, ventilação natural cruzada, moderador climático que funciona por meio da temperatura da terra, além da aplicação máxima de materiais locais, como acabamentos de concreto e madeira.

O resultado agradou muito aos moradores, e também rendeu aos profissionais envolvidos no projeto um grande reconhecimento, já que a construção e seu entorno ganharam o prêmio Honor Award 2010 –ASLA, na categoria Design Residencial.
Antonio Zaninovic/Reprodução

Tags: fora

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023