Bairros de BH

Coração Eucarístico é um bairro estudantil bem localizado e valorizado

Bairro da Região Noroeste de Belo Horizonte atrai moradores que vão estudar na PUC Minas e procuram imóvel para comprar ou alugar próximo à universidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/01/2016 09:00 / atualizado em 04/01/2016 17:39 Gustavo Perucci /Estado de Minas

Crescimento do Bairro Coração Eucarístico está diretamente ligado às origens da PUC Minas, que foi fundada em 1958 - Beto Novaes/EM/D.A Press Crescimento do Bairro Coração Eucarístico está diretamente ligado às origens da PUC Minas, que foi fundada em 1958
A história do Coração Eucarístico, bairro da Região Noroeste de Belo Horizonte, é diretamente ligada às origens da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). E a instituição de ensino, uma das mais tradicionais do país, e seus milhares de estudantes ainda ditam o ritmo da vida no Coreu, carinhoso apelido dado à vizinhança.


Na década de 1920, parte da antiga Fazenda da Gameleira, que pertencia à zona rural de BH, deu lugar ao Seminário Coração Eucarístico, que estimulou uma incipiente ocupação da região. Por décadas, o seminário se dedicou à formação da comunidade eclesiástica mineira. Somente em 1960, o primeiro loteamento do bairro foi planejado e comercializado. Mas o grande impulso para o crescimento do Coreu foi a fundação da PUC Minas, em 1958.


O idealizador e responsável pelo nascimento da importante instituição de ensino, dom Antônio dos Santos Cabral, deixou o cargo de bispo de Natal (RN) para vir à Diocese de Belo Horizonte em 1922. Parte da área rural que hoje abriga o bairro foi comprada com recursos próprios dele, à época para a instalação do seminário. O sonho do religioso começou a ganhar forma em 1948, quando foi fundada a Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora da universidade. Uma década depois, em 12 de dezembro de 1958, decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União, assinado por Juscelino Kubitschek, reconhecia a Universidade Católica de Minas Gerais, que, em 1983, receberia o título de Pontifícia Universidade Católica. A influência do religioso é tanta na região que ele batiza um dos bairros vizinhos do Coreu, o Dom Cabral.


No limite entre da Região Noroeste com a Oeste, o Coração Eucarístico é um bairro bem localizado, com acesso fácil a grandes avenidas da cidade, como a Amazonas e a Tereza Cristina, e ao Anel Rodoviário. Também fica próximo da estação de metrô da Gameleira, além de contar com uma boa variedade de linhas de ônibus. Mas, se o acesso é bom, a intensa movimentação de estudantes e funcionários da PUC Minas atrapalha um pouco o trânsito interno. As ruas ficam cheias de veículos estacionados e, em horários de pico, os engarrafamentos são comuns.

Praça da Federação é o único espaço de lazer e descanso no bairro - Beto Novaes/EM/D.A Press Praça da Federação é o único espaço de lazer e descanso no bairro
Mas, se por um lado, o movimento intenso de pessoas atrapalha o trânsito, traz também algumas vantagens, como a excelente infraestrutura de serviços e comércio hoje disponíveis no Coreu. São supermercados, padarias, loterias, farmácias, livrarias, papelarias, escolas e vários bares e restaurantes. “É um bairro praticamente autossustentável. Temos cinco agências bancárias, cursos de idiomas, rede de fast food. O comércio aqui é muito bom. Brinco que o Coração Eucarístico só não tem cinema”, afirma Arthur Orlando, diretor da imobiliária Coração Eucarístico Netimóveis.


Pequeno e com poucas casas ainda disponíveis para novos empreendimentos, o Coreu é um bairro mais moderno que vizinhos como o Padre Eustáquio e Carlos Prates. “A região é antiga, mas acho que a PUC traz uma atualização constante. O próprio público do Coreu é mais moderno, mais engajado”, completa Orlando. A presença de repúblicas e de estudantes no entorno da universidade garantem uma vida noturna agitada. Mas, ao mesmo tempo em que, durante o período letivo, as ruas da vizinhança abrigam intenso movimento, durante as férias escolares o bairro parece outro, bem mais tranquilo e silencioso.

INVESTIMENTO A demanda por moradia próxima à universidade faz do Coração Eucarístico um dos melhores bairros da cidade para quem deseja investir em imóveis para alugar. Grande parte dos edifícios são antigos, de três andares, sem elevador, com apartamentos grandes e com uma vaga. Os novos empreendimentos da região também buscam atender possíveis investidores.


“Tem muitos imóveis para alugar e muitos dos empreendimentos são construídos com esse intuito. Muita gente compra e busca apartamentos aqui no bairro com o objetivo de locação, pois dificilmente fica desocupado, comparado com outros bairros que não têm essa proximidade com a PUC. Temos bons lançamentos aqui recentemente”, destaca Orlando.


Rua Dom José Gaspar é uma das principais vias do Coreu e fica tranquila na época de férias escolares - Beto Novaes/EM/D.A Press Rua Dom José Gaspar é uma das principais vias do Coreu e fica tranquila na época de férias escolares
O empresário aponta empreendimento na Avenida Ressaca como a grande novidade no bairro. Edifício misto, com unidades residenciais e comerciais, já teve o projeto aprovado e, agora, avança para a fase de comercialização. Serão cerca de 100 apartamentos, com dois quartos, sala com varanda e duas vagas, além das 21 lojas. “O edifício terá toda a estrutura de segurança, com portaria 24 horas, lazer completo, com piscinas, quadra, sauna, espaços gourmet, churrasqueiras, salão de festas e academia. As unidades residenciais terão sua entrada pela rua paralela, com mais privacidade. Esse empreendimento tem tudo para movimentar o mercado imobiliário da região, será um grande centro comercial, além de excelente oportunidade de moradia e de investimento na região.”


O Coração Eucarístico fica no limite da Região Noroeste, onde é vizinho do Minas Brasil, Padre Eustáquio, Dom Cabral e João Pinheiro, com a Região Oeste, onde se encontra com o Gameleira e o Calafate.


RAIO-X

LOCALIZAÇÃO
»  Região Noroeste

ORIGEM DO BAIRRO
»  Mesmo com a chegada, em 1926, do Seminário do Coração Eucarístico na região, a ocupação da área, que fazia parte da antiga Fazenda da Gameleira, só ganhou corpo na década de 1960. Pouco depois da aprovação do primeiro loteamento do bairro, a fundação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais acelerou o crescimento do Coração Eucarístico.

PRINCIPAIS VIAS
»  Avenida Presidente Juscelino Kubitschek (Via Expressa)
»  Avenida Ressaca
»  Avenida dos Esportes
»  Avenida Vereador Cícero Idelfonso
»  Rua Coração Eucarístico         de Jesus
»  Rua Dom José Gaspar
»  Rua Dom Joaquim Silvério

PRINCIPAIS REFERÊNCIAS
»  Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
»  Praça da Federação
»  Paróquia Coração Eucarístico de Jesus
»  Museu de Ciências Naturais PUC Minas

PRINCIPAIS LINHAS DE ÔNIBUS
»  1505 (Alto dos Pinheiros/Tupi)
»  1509 (Califórnia/Tupi)
»  4033 (Camargos/Centro)
»  4110 (Dom Cabral/Belvedere)
»  4111 (Dom Cabral/Anchieta)
»  5401 (São Luís/Dom Cabral)
»  9410 (Sagrada Família/Coração Eucarístico)
»  9414 (Santa Inês/João Pinheiro)

Grande parte dos imóveis é destinado à locação de estudantes - Beto Novaes/EM/D.A Press Grande parte dos imóveis é destinado à locação de estudantes

Tags: coração eucarístico bairro estudantil localizado valorizado bh compra aluguel

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023