Compra segura

Imóvel novo: dicas essenciais para quem está comprando um apartamento

Lar doce lar, nada melhor do que ter um espaço para chamar de seu, mas é importante tomar os devidos cuidados para não ter dores de cabeça

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/01/2021 13:12 / atualizado em 29/01/2021 13:56


Freepik

 
Comprei um apartamento, e agora? Depois de realizar o sonho de adquirir um imóvel, surgem muitas dúvidas e receios. Afinal, se você comprou imóvel na planta fica na expectativa da entrega das chaves. Ou ainda se investiu em um apartamento usado, fica temeroso com relação à documentação. 
 
Contudo, veja como reduzir as preocupações com as dicas deste artigo. E aproveite para conferir algumas recomendações do que fazer antes e depois de comprar sua casa ou apartamento. 
 

Quais cuidados devo ter ao comprar meu apartamento? 

 
Acima de tudo, não compre um bem caro, como um imóvel, guiado apenas pela emoção. É preciso, portanto, racionalizar e verificar algumas condições.
 

Orçamento

 
Muitos fatores pesam no preço final do imóvel, por isso, coloque na balança os prós e os contras e veja a sua capacidade de pagamento sem comprometer muito o seu orçamento.
 

Documentação

 
É uma parte essencial da aquisição do apartamento. Nesse sentido, verifique se o imóvel tem Habite-se, se possui escritura e registro, além de checar se o vendedor possui débitos que possam causar a penhora do bem antes da transferência da titularidade.
 

Localização

 
A dica é visitar o imóvel desejado em horários diferentes do dia e, se possível, da noite para se certificar de que a vizinhança não é barulhenta. Além de conferir se há serviços públicos próximos, como escolas e postos de saúde próximos.
 

Face norte

 
Quando os raios solares atingem o apartamento no período da manhã é porque, de fato, o imóvel está na face norte e, portanto, é mais valorizado numa possível revenda.
 

Vistoria

 
Antes de comprar um apartamento, faça uma análise criteriosa do bloco ou do condomínio, pois uma fachada desgastada, por exemplo, pode acarretar em gastos extras durante a reforma. Assim, a taxa de condomínio ficará mais alta por vários meses. 
 

O que observar na compra do apartamento na planta? 

 
Os lançamentos imobiliários (apartamentos, casas térreas e sobrados) não param. E um dos sucessos é o imóvel na planta, que é ligeiramente mais barato. Só para lembrar, um imóvel na planta é aquele que ainda não foi edificado. Portanto, os cuidados devem ser redobrados, pois o sonhado apartamento ainda não existe. 
 
Sendo assim, é bom dar atenção ao histórico da construtora. Enfim, pesquise no Google o nome da empresa e todas as informações relacionadas à ela. Além disso, tome mais precauções, como: 
 
  • confirme o prazo de entrega do imóvel; 
  • exija todos os documentos possíveis; 
  • visite a obra durante a construção; 
  • fique atento para não pagar taxas indevidas. 
 

E quando se trata de imóvel usado?

 
Contudo, se você está escolhendo um apartamento usado, tome cuidado principalmente com relação à documentação e às condições estruturais do imóvel. Portanto, faça um check-list, verificando: 
 
  • condições gerais do apartamento; 
  • preço do condomínio; 
  • documentação no Cartório de Registro de Imóveis; 
  • e conte com uma assessoria jurídica, se for possível. 
 
Basicamente, pesquise sobre a idade do imóvel e o seu estado de conservação. Afinal, como andam as instalações elétricas e hidráulicas do imóvel? Como está o revestimento? Será necessário uma reforma em breve? 
 
Nesse contexto, se você precisar investir numa eventual reforma, tente negociar um abatimento no valor do bem. Além disso, tenha uma reserva financeira com relação à documentação, que costuma girar em torno de 5% do valor do apartamento. 
 
Concluindo, com todos os cuidados tomados, não será preciso ficar apreensivo e pensando “comprei um apartamento, e agora”, pois é mais prudente pesquisar e analisar todos os pontos importantes que envolvem essa aquisição. 
 
Gostou dessa dica? No nosso portal tem muito mais! Que tal agora, depois de saber tudo que precisa para adquirir seu apê, aprender a decorá-lo?!

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
20 de abril de 2021
19 de abril de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura