Higienização

Aprenda 5 truques simples e fáceis para limpar o micro-ondas sem esforço

Esse eletrodoméstico deve ser mantido limpo, pois os resíduos podem contaminar os alimentos e bebidas que serão colocados para esquentar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/02/2021 13:19 / atualizado em 17/02/2021 13:37


 
Freepik
Com que frequência você limpa o seu micro-ondas? Sabia que ele pode conter restos de alimentos que contaminam outros recipientes quando esquentamos ou preparamos uma nova refeição? Por isso, veja neste conteúdo como limpar o micro-ondas e ficar mais tranquilo. 

Dessa maneira, lembre-se de higienizar a parte interna e externa do micro-ondas pelo menos uma vez por semana. No entanto, no dia a dia, se você derrubou um líquido ou respingou alimentos no teto do micro-ondas, faça a higienização imediata para impedir manchas e a fixação da sujeira. 
 

Qual a importância de manter eletrodomésticos limpos?

 
Se restaurantes e refeitórios precisam manter uma rotina rigorosa de limpeza, com a nossa cozinha não é diferente. Isso porque os eletrodomésticos, como micro-ondas, geladeira e fogão, devem permanecer limpos para evitar contaminação e atração de vetores de doenças, como baratas e ratos. 
 
Portanto, se você utilizar o micro-ondas com frequência é normal que ele acumule sujeira. Afinal de contas, quem resiste a uma pipoca crocante e uma lasanha preparada nesse eletrodoméstico? Nesse sentido, é preciso deixá-lo sempre com cara de novo para aumentar a sua funcionalidade e a sua vida útil. 
 

Confira 5 dicas para limpar seu micro-ondas

 
Agora que você conhece melhor a importância de deixar seu micro-ondas limpo, é preciso saber por onde começar, não é verdade? Por ser um eletrodoméstico, é preciso alguns cuidados. Veja, nesse contexto, 5 dicas de como limpar seu micro-ondas. 
 

Sujeiras do dia a dia

 
Supondo que o seu aparelho ainda é novo, faça a manutenção diária. Assim, retire o plugue da tomada, depois passe um pano úmido com detergente ou sabão na parte interna. Na sequência, repita a operação na parte externa e, para finalizar, passe um pano seco. Lembre-se que o painel de controle não pode ser molhado. Além disso, o prato interno pode ser lavado na pia, normalmente, desde que já esteja frio após o uso. 
 

Limpeza com vinagre 

 
Não é preciso investir em produtos caros para limpar o micro-ondas. Aliás, o vinagre branco que você tem em casa já é uma ótima saída. Sendo assim, pegue um recipiente, coloque 200 ml de água e acrescente 3 colheres de vinagre branco. Depois disso, insira o refratário no micro-ondas, ligue em potência máxima por 3 minutos, desligue e deixe-o em seu interior por mais 3 minutos. Passado este tempo, basta retirar o recipiente e passar um pano úmido. 
 

Limpeza com limão  

 
Essa dica também é fácil. Então, vamos lá! Corte um limão ao meio e coloque-o num prato com uma colher de água. Deixe a parte cortada em contato com a água. Enfim, coloque o prato dentro do micro-ondas e ligue por 1 minuto. Dessa forma, a sujeira interna vai se desgrudar, e você só precisará passar um pano seco para finalizar a limpeza.
 

Limpeza com bicarbonato de sódio 

 
Agora é a hora de reunir todos os elementos anteriores, porém, com a ajuda do bicarbonato de sódio. Para isso, coloque em um refratário 1 colher de bicarbonato, 1 colher de vinagre, 1 limão cortado e 300 ml de água. Em seguida, ponha no micro-ondas e aqueça por 5 minutos. O próximo passo é desligar, passar um pano úmido e deixar a porta aberta para secar naturalmente.  
 

Tirando manchas amarelas 

 
Mas se o problema do seu aparelho são manchas amarelas, a dica é esquentar por 5 minutos no micro-ondas uma tigela com meia xícara de vinagre branco e meia xícara de água. Na sequência, deixe esfriar e complete a limpeza com esponja macia nas manchas, que irão se desgrudar facilmente. 
 
Bacana, não é? Se você gostou das dicas de como limpar o micro-ondas, aproveite para acompanhar também um conteúdo sobre uma forte tendência nas cozinhas: o fogão cooktop. Continue acompanhando o portal Lugar Certo!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023