Truques de limpeza

Passo a passo de como limpar mofado e encardido dos rejuntes

Livre-se do mofo e do encardido usando produtos simples, como vinagre e bicarbonato de sódio na hora da faxina do banheiro e da cozinha

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/04/2021 13:10 / atualizado em 26/04/2021 13:11


 
Freepik
Mesmo que a faxina esteja em dia, o rejunte mofado e encardido no banheiro passam a impressão de sujeira constante, além de trazer um aspecto envelhecido ao revestimento. Por isso, nesse post vamos te ensinar como tirar mofo do rejunte do banheiro e deixá-los como novos.
 
Para eliminar este tipo de sujeira, as receitas caseiras são ótimas, já que enquanto limpam te ajudam a economizar e evitar o uso de produtos abrasivos.

Quais produtos utilizar?


Como dissemos, não é preciso gastar com produtos de limpeza caros e que podem danificar o revestimento. Sendo assim, veja algumas dicas de produtos que você certamente tem em casa. 

Vinagre


Um velho conhecido quando se trata de limpeza é o vinagre. Portanto, para limpar o encardido dos rejuntes e azulejos, o recomendado é o vinagre branco. 
 
Sendo assim, espalhe o produto por toda a superfície que deseja limpar, aguarde 20 minutos e retire o excesso com um pano. Mas caso a sujeira seja difícil de ser removida, esfregue com uma escova ou repita o processo no dia seguinte.

Detergente e vinagre


Misture um copo de vinagre de álcool e duas colheres de sopa de detergente neutro. Depois, aplique a mistura nos locais encardidos, esfregue e retire com auxílio de um pano úmido. No entanto, não deixe a mistura por muito tempo para que não seque e fique difícil de remover.

Bicarbonato de sódio e água


Agora, faça uma mistura com a mesma quantidade dos dois ingredientes até formar uma pastinha. Então, aplique com uma escova de cerdas duras ou com uma esponja, usando o lado mais rígido. Na sequência, deixe agir por alguns minutos e esfregue as partes encardidas. Enfim, enxague e remova toda a mistura. 

Bicarbonato de sódio e vinagre


Faça uma solução com 7 copos de água, um quarto de copo de vinagre branco ou de álcool, um terço de copo de suco de limão e meio copo de bicarbonato de sódio. Posteriormente, misture tudo e passe a solução nos locais encardidos, esfregando com uma escova. Depois é só enxaguar. 

Vale lembrar que as dicas de como limpar encardido de azulejos ou pisos podem ser usadas no dia a dia, mas caso os pisos e revestimentos sejam de alta qualidade, opte por produtos específicos. Evite produtos abrasivos ou que tenham uma cor muito forte, pois eles podem manchar o acabamento.
 
Os revestimentos e pisos, tanto do banheiro quanto da cozinha, sujam e encardem com muita facilidade. Portanto, para fugir desse problema, fazer uma manutenção é o ideal. 
 
Sendo assim, pelo menos uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias, limpe estes locais com a mistura de detergente e vinagre que ensinamos acima e esfregue bem. Se a sujeira estiver mais resistente, use o vinagre puro. 
 
Freepik
 

Como eliminar o mofo?


Outro problema corriqueiro na hora da limpeza dos banheiros é o mofo. Você sabe como tirar o mofo do rejunte do azulejo do banheiro?
 
Acima de tudo, os banheiros são ambientes naturalmente úmidos e isso é um prato cheio para o mofo se proliferar. Agora, vamos te ajudar:  

Limpe com frequência

 
O mofo atinge outras partes do banheiro, inclusive os armários. Portanto, limpe-os sempre com um pano levemente úmido e deixe as portas abertas para secar e arejar. Enfim, você pode optar por colocar um pouquinho de água sanitária na água e limpar os armários.

Use água sanitária

 
Falando em água sanitária, ela é excelente para ajudar na remoção do mofo dos azulejos e rejuntes. Portanto, misture em um borrifador 1 xícara de água sanitária e 2 xícaras de água. Depois, borrife por toda a superfície mofada, esfregue e, enfim, é só espere secar. 

Evite o mofo

 
Quando estiver tomando banho, deixe a janela do banheiro aberta ou deixe a porta semiaberta, evitando o aparecimento dos fungos. E, se mesmo assim, o mofo aparecer, cuidado na hora da remoção. Use luvas e proteja-se para não o inalar.
 
Concluindo, com essas dicas de como tirar mofo e encardido dos rejuntes e azulejo, sua casa vai ficar brilhando. 
 
No Lugar Certo você encontra essas e diversas dicas de limpeza e organização. Gostou? Continue com a gente e saiba como tirar o mau cheiro do vaso sanitário. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de maio de 2021
17 de maio de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura