Mais verde

Hortas e jardins: saiba como cuidar das suas plantas durante o outono

O outono traz temperaturas mais amenas e dias mais secos, exigindo cuidados especiais com plantas e hortaliças que devem se preparar para o inverno

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/04/2021 13:05 / atualizado em 05/04/2021 13:44


Pixabay

 
O outono chegou no hemisfério sul e, com ele, os dias mais curtos e com temperaturas mais amenas. Por conta disso, é importante ficar atento à preparação do jardim e da horta a fim de evitar que as plantinhas morram. Por isso, confira neste conteúdo como deixar vasos e jardins mais bonitos. 

Só para complementar, o outono é a estação do ano que vem depois do verão e antecede o inverno. Por ser um período de transição, o outono altera a intensidade dos ventos, a umidade do ar e a incidência de raios solares. Tradicionalmente, ele é lembrado pelas manhãs mais frescas, o cair das folhas das árvores e o amarelamento das copas das árvores. 

Contudo, em se tratando de cuidados com jardins e hortas, é bom ficar atento às condições climáticas da sua região. Afinal de contas, o Sul costuma ter geadas rigorosas, enquanto que no Nordeste, praticamente, faz verão o ano todo. 

Confira 8 dicas de cuidados com plantas 


Mas como manter a beleza do jardim e o crescimento das hortaliças no outono? Veja os 8 passos a seguir para levar mais verde para a sua casa. 

1. Limpeza é fundamental 


Separe algumas horas da sua semana para limpar vasos, jardins e hortas. Portanto, elimine cuidadosamente as ervas daninhas e insetos, além de retirar as folhas e flores que estão secas. Além disso, ter uma vassoura apropriada ou um soprador de folhas é muito útil para deixar o quintal e o jardim bem limpos e organizados. 

2. Podas são necessárias 


Como o outono antecede o inverno, as plantas passam por um processo parecido com a hibernação dos animais para reservar energia para os dias frios e sem raios solares. Desse modo, realize as podas necessárias, retirando folhas amareladas e flores secas para fortalecer as plantas no outono. 

3. Regas menos frequentes 


A dica aqui é apalpar a terra, seja do vaso ou do canteiro, para sentir se ela está úmida. Isso porque a quantidade de regas deve ser diminuída no outono, já que as temperaturas caem. Plantas mais resistentes, como cactos e suculentas, por exemplo, podem passar a ser regadas a cada 15 dias. 

4. Tenha boas ferramentas em mãos 


Podas e adubação exigem ferramentas especiais para facilitar o trabalho e manter a saúde das plantas no outono. Nesse sentido, você pode montar um kit contendo pá, regador, rastelo, tesoura, aparador de grama e outros itens. Invista, portanto, em seu jardim para ter plantas mais saudáveis. 

5. Prefira locais iluminados 


Naturalmente, o outono reduz a incidência dos raios solares. Sendo assim, as plantas diminuem a produção de clorofila. Justamente por isso, é necessário escolher locais mais iluminados da casa, de preferência, que peguem o sol matinal. 

6. Escolha plantas certas para a sua região 


Se você ainda não fez seu jardim ou horta, você pode optar por plantas de outono que se adaptam mais à sua região, já que algumas espécies preferem lugares mais quentes e outras mais frios. No sudeste, por exemplo, as hortaliças e legumes mais indicados são cebola, beterraba, nabo, manjericão e brócolis.

7. Capriche na adubação 


Muitas vezes, você toma todos os cuidados necessários, mas não verifica o quesito adubação. Nesse sentido, antes de implantar a muda revire bem a terra para auxiliar a troca de gases do solo, use ingredientes orgânicos (se possível) e fique sempre atento à renovação dos fertilizantes. 

8. Elimine as pragas 


O outono pode ser propício para o surgimento de fungos e pragas, visto que a incidência solar é reduzida na estação. Portanto, o acompanhamento é fundamental. Na hora da rega, aproveite para dar uma geral na aparência das plantas e verificar a presença de pragas. 

Dica bônus: planeje o plantio e os cuidados necessários 



O outono passa rápido e, por conta disso, é importante planejar o plantio e a manutenção do jardim e da horta para o inverno. Isso porque a estação mais rigorosa exige cuidados extras. 

Sendo assim, confira se as ferramentas de jardinagem estão em ordem, estude a previsão de chuvas e organize os próximos plantios e podas. 
 
Concluindo, os cuidados com plantas são recompensadores, pois você terá jardins mais floridos e hortas mais vistosas no outono. 

Quer receber mais dicas de jardinagem? Então é hora de conferir o artigo sobre como montar um jardim vertical no seu apartamento. E não se esqueça de continuar acompanhando o Lugar Certo. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
23 de abril de 2021
22 de abril de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura