Comentários
600
Casa Nova

Praticidade: 6 passos para organizar sua mudança na casa nova

Vai se mudar? Não se desespere! Com a organização certa você vai deixar sua casa nova mais prática e funcional

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/05/2022 13:00 / atualizado em 13/05/2022 17:59


A hora da mudança é um desafio. - Freepik A hora da mudança é um desafio.

 
Quem nunca se estressou com uma mudança, é porque nunca se mudou não é verdade? Mudança dá trabalho, afinal, são as coisas de uma vida inteira sendo encaixotadas, transportadas e depois realocadas em um espaço completamente novo, e muitas vezes completamente diferente do que se tinha antes. Claramente isso é um desafio, e é importante que o novo espaço fique prático e funcional, para que essa nova fase na sua vida seja ainda melhor. 

Mas afinal, como fazer isso na prática?

Confira 6 dicas que vão ajudar a sua mudança ser mais prática e organizada. 

Triagem: o que levar para a casa nova

Na correria da rotina, é provável que você nem se dê conta da quantidade de peças de roupa e objetos que acumulou ao longo do tempo. E é na hora de se mudar que essa percepção vem à tona, já que 100% dos seus pertences são manuseados para serem embalados rumo ao seu novo lar. 
 
Portanto, aproveite a oportunidade para avaliar o que é importante levar nessa nova etapa da sua vida e o que pode ser descartado, principalmente se o novo lar for menor que o atual. Essa triagem te poupará tempo e energia no momento de organizar suas coisas, e te renderá mais espaço e uma casa mais leve, afinal, casa nova, vida nova!

Tenha um kit de sobrevivência 


Até que tudo esteja em seu devido lugar pode demorar um pouco. Para te ajudar a “sobreviver” no primeiro dia, faça uma mala com roupas e itens de primeira necessidade, para não precisar se preocupar em encontrar coisas em meio ao caos. Você também pode criar uma para itens de cozinha e banheiro seguindo o mesmo raciocínio.

Separe as caixas por cômodos

Enfim, a mudança foi finalmente finalizada e um mar de caixas e malas repletas de objetos se encontram no meio da sala. E agora, o que fazer? 
 
O primeiro passo é: encaminhar para cada lugar a caixa com os pertences relacionados àquele cômodo. Abriu uma caixa e viu que ali estavam os utensílios de cozinha? Então encaminhe essa caixa para a cozinha. Itens de banheiro, direto para o banheiro. Isso desafogará visualmente o caos inicial e você começará a ter mais clareza do todo. 
 
O que pode facilitar muito esse processo é identificar as caixas com etiquetas enquanto estiver embalando os objetos na casa antiga. 
 
Na hora da mudança é importante que o novo espaço fique prático e funcional. - Freepik Na hora da mudança é importante que o novo espaço fique prático e funcional.
 

Comece a desembalar

 

Caixas setorizadas, chegou a hora de começar a desembalar! Dê prioridade para o quarto das crianças, para que elas se adaptem melhor ao novo ambiente e tenham o quanto antes o seu ‘’lugar seguro’’. Cozinha e quarto de casal podem vir em seguida.

 

À medida que for desembalando vá jogando as caixas fora, para diminuir a poluição visual e ganhar espaço de circulação. 
 
Um erro comum nessa etapa é desencaixotar as coisas sem nenhum planejamento e critério, pois isso pode acarretar consequências futuras ao bom funcionamento da sua casa.  
 
Se você encontrar uma pilha de pratos, por exemplo, e já encaminhar para onde julgar ser o lugar certo, em seguida você poderá achar um outro conjunto de pratos esquecidos, e pode ser que o espaço seja pequeno demais para os dois. E é assim que cada categoria vai ficando em um local diferente, a cozinha fica bagunçada, sem um sistema lógico de organização.
 
Em alguns anos de experiência como organizer, a melhor dica que posso te dar é: vá desembalando agrupando os itens semelhantes, criando categorias, para só então setorizar dentro dos armários. Faça isso aos poucos, cômodo por cômodo para que fique mais simples.
 
Veja alguns exemplos:
  • Cozinha:  copos, pratos, talheres, vasilhas, eletrodomésticos
  • Guarda Roupa: vestidos, calças, roupa íntima, pijamas, casacos, sapatos e acessórios
  • Sala: livros, discos, documentos
  • Banheiro: produtos para o cabelo, corpo, higiene pessoal
 
Agora que você viu o volume de cada categoria, você conseguirá calcular melhor o espaço que elas ocuparão e poderá distribuir nos armários de acordo com o espaço disponível, como gavetas, prateleiras, cabides, etc. 
Pense que nesse momento seus armários são como uma tela em branco, e dedicar um tempo para organizar suas coisas da melhor forma possível te poupará tempo no futuro. 

Pense na usabilidade


Faz sentido colocar as panelas em um armário mais longe ou mais próximo do fogão, que é o lugar onde elas serão usadas? 
 
Aplique esse raciocínio em todos os ambientes e coloque o que for de uso frequente mais acessível. Já itens usados eventualmente podem ser organizados nas partes mais altas dos armários.

Priorize a visualização 


O que não é visto não é usado. E se não está sendo usado, é certamente um desperdício de recursos. Não deixe nada para o fundo das gavetas e armários, evite guardar as roupas em pilhas e objetos em caixas sem identificação.
 
O processo de mudança é cansativo, mas pode ser mais eficiente com a organização certa. Tenha calma e paciência para seguir as etapas e lembre-se: uma dedicação maior nesse momento é essencial para que os espaços sejam bem aproveitados e sua casa fique prática e funcional. Feliz casa nova!

Quer continuar informando sobre decoração de casa? Então, acompanhe os conteúdos do Lugar Certo. E leia também sobre Decorações de banheiro. 
 

Marina Almeida

Formada em Medicina Veterinária pela UFMG encontrou na organização de ambientes sua paixão profissional. Nascida em Belo Horizonte, iniciou como Personal Organizer em 2019 e já transformou mais de 250 lares através da organização. Especialista em minimalismo, acredita que a mudança que queremos ver no mundo começa em casa. Conheça seu trabalho.

 

Outros Artigos

ver todas
22 de junho de 2022
09 de junho de 2022
26 de maio de 2022
12 de maio de 2022