Comentários
600
Organização

Caixas são grandes aliadas na decoração; veja como escolher o modelo ideal

Não erre mais! Aprenda a identificar os principais tipos de caixas para ter uma boa organização do seu espaço com nossa colunista Marina Almeida

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/09/2022 15:10 / atualizado em 15/09/2022 15:32


Foto: Canva's Stock Media - Foto: Canva's Stock Media

 

Lojas de artigos domésticos e de organizadores podem ser um parque de diversões para as pessoas organizadas, ou — um pesadelo para quem não é fã do assunto. Em todo caso é preciso ter muito cuidado para não comprar organizadores que podem acabar atrapalhando  a sua organização!
 
Sim, é verdade! Caixas não vão fazer a sua bagunça sumir de forma milagrosa, na verdade, podem prejudicar a visualização e acesso das suas coisas, te induzindo a bagunçar ainda mais.  

A infinidade de formas, tamanhos, cores e materiais de caixas geram muita confusão e podem fazer com que você compre um produto somente pela beleza estética dele. E a funcionalidade, que é o principal, acaba sendo esquecida neste momento.

Por isso, separei pontos importantes para que você não erre mais e não desperdice dinheiro comprando caixas organizadoras erradas. Vamos lá?

5 dicas para escolher a caixa organizadora ideal

1 - Quantidade

“Quantas caixas vou precisar?” Essa é uma pergunta frequente que recebo das minhas clientes antes de um projeto começar. E a verdade é que não é possível saber antes de começar o processo de organização.. 

Supondo que você está cansado (a) da bagunça do seu guarda-roupa e resolve dar um basta indo até uma loja e comprando várias caixinhas para começar a organizar. Porém, se você não iniciar o processo  antes, como vai saber a quantidade ideal de caixas, o volume e as medidas do que precisa? 

Parece óbvio, mas a maioria das pessoas ignora esse fato, por preguiça ou ansiedade de ver tudo em ordem.  Siga os passos que eu ensinei no artigo Sua casa está uma bagunça? Veja algumas dicas para colocar tudo em ordem, dessa forma você saberá o que precisa ser colocado em caixas, para entendera quantidade de caixas que deve adquirir, e não gastar dinheiro sem necessidade.

2- Tamanhos

Outro ponto muito importante para se atentar é o volume que esses objetos ocupam. Faz sentido comprar uma caixa de 20 Litros para colocar meia dúzia de maquiagens? Se você comprar uma caixa muito grande para itens muito pequenos, vai precisar revirar tudo para procurar um único item, o que não é nada funcional. 

Ainda que o volume seja muito grande, pode ser que seja melhor dividir em caixas menores, para facilitar o uso, como, por exemplo, para organizar brinquedos.

Em projetos de quarto infantil, é comum me deparar com reclamações do tipo ‘’eu comprei essas caixas aqui, mas não estão funcionando’’. Isso acontece por ser uma caixa ou um baú muito grande, para centenas de brinquedos diferentes, dos miúdos aos maiores, e quando a criança brinca, ela precisa espalhar tudo para encontrar o que deseja. Isso é péssimo! 

O tamanho da caixa deve ser proporcional ao volume dos objetos que serão organizados. Por isso, a primeira etapa deve ser de fato separar as coisas, fazendo uma categorização adequada dos itens. Nesse caso, por exemplo, separar pelúcias, bonecas, carrinhos e miniaturas, vão exigir 4 caixas menores, e facilitará muito, tanto as brincadeiras, quanto à manutenção da ordem. 
 
Crédito: acervo pessoal - Crédito: acervo pessoal
 

3- Medidas

Não esqueça de tirar as medidas das prateleiras antes de comprar as caixas que serão armazenadas nela.

4- Tipos

Caixas de plástico, acrílico, bambu, com e sem tampa. São inúmeros os modelos disponíveis no mercado, mas qual escolher? Muita calma nessa hora! Antes de escolher a mais bonita, pense bem no conteúdo dessas caixas. 

Se você quiser guardar itens que precisam ser facilmente visualizados para serem utilizados com frequência, prefira caixas transparentes. Caso sejam itens que podem (ou devem) ficar em ‘’segredo’’, elas podem ser completamente fechadas. 
Itens que não são usados com frequência e que devem ser protegidos da poeira, devem ser colocados em caixas com tampas. 

Outro ponto importante é: caso for colocar peças de tecido é importante que essa caixa não seja totalmente vedada, permitindo ventilação você evita danos indesejáveis como mofo, por exemplo. 

Quanto às cores, vai da personalidade de cada um. Há quem prefira as neutras, mas quando o closet é muito branco, caixas coloridas podem trazer aquele charme na medida certa.

5- Qualidade

Lembra no artigo do minimalismo quando falamos sobre peças mais duráveis? Isso também se aplica aqui. Dê preferência para materiais de qualidade, resistentes que serão úteis por muito tempo, para evitar dores de cabeça futuras. 

Outra dica para a harmonia visual do seu ambiente é comprar produtos padronizados. Se você misturar muitas cores, texturas e materiais dessas caixas, a sensação ainda será que as coisas estão bagunçadas, pois elas ficarão ‘’brigando’’ com os seus itens pessoais.
 
Foto: Canva%u2019s Stock Media - Foto: Canva%u2019s Stock Media
 

As caixas são grandes aliadas da organização quando são escolhidas para funções adequadas e de forma inteligente. Nós profissionais do ramo, temos habilidade para identificar a necessidade e fazer a compra com assertividade para o cliente. Mas, colocando essas dicas em prática, você vai acertar no seu processo de organização

Gostou deste conteúdo? 


Para ver mais projetos como este, siga @marina_organiza no Instagram.

Marina Almeida

Formada em Medicina Veterinária pela UFMG e pós graduada em Marketing Digital pela PUC MG, encontrou na organização de ambientes sua paixão profissional. Nascida em Belo Horizonte, iniciou como Personal Organizer em 2019 e já transformou mais de 250 lares através da organização. Especialista em minimalismo, acredita que a mudança que queremos ver no mundo começa em casa. Conheça seu trabalho no Instagram @marina_organiza

Outros Artigos

ver todas
25 de novembro de 2022
10 de novembro de 2022
28 de outubro de 2022
14 de outubro de 2022
30 de setembro de 2022