postado em 14/07/2022 13:05
/ atualizado em 14/07/2022 13:20
Os paisagistas buscam incorporar no seu projeto árvores frutíferas. / Foto: Pinterest
O projeto paisagístico pode resgatar memórias da infância e trazer de volta a sensação maravilhosa de colher uma fruta no pé, o cheiro gostoso da colheita, a sombra convidativa para uma boa conversa e o canto dos pássaros que são atraídos para esse momento.
Hoje muito se tem buscado por jardins acolhedores e que resgatam essas lembranças que remetem a casa de vó. Para isso, os paisagistas buscam incorporar no seu projeto árvores frutíferas que casam maravilhosamente bem nesse cenário nostálgico.
Inclusive, os mais modernistas e adeptos ao estilo clean estão implementando variadas espécies frutíferas nos seus jardins. Se bem utilizada, pode remeter a estilos mediterrâneos e, se mesclada com ervas e temperos, dão um toque especial e florido ao ambiente.
Frutíferas Mais Utilizadas
A escolha das espécies vai depender muito do tamanho do espaço. Se for um espaço mais amplo e em terreno natural, as mais usadas são Pé de Manga, Acerola, Jabuticabeira e as cítricas em geral.
Se o espaço for menor ou, caso seja uma varanda de um apartamento, opte por mudas de Laranja Kinkan, Jabuticabeiras (se plantadas em vasos tem o seu crescimento controlado), pés de Romã, Pitanga, Limão Siciliano, dentre outros.
Caso o seu espaço seja uma cerca viva ou uma pérgola, que tal um pé de maracujá? Considero esse o dono da flor mais linda e surpreende de todas as flores que já vi, além de lindas, possuem propriedades medicinais que auxiliam no controle da ansiedade, insônia e estresse.
Os mais modernistas e adeptos ao estilo clean estão implementando variadas espécies frutíferas nos seus jardins. / Foto: Pinterest
Cuidados Necessários
O primeiro passo é o planejamento do espaço de acordo o porte final das espécies escolhidas. Com base no porte final conseguimos definir o distanciamento necessário de uma planta para outra. Ter espaço suficiente para crescimento saudável é fundamental principalmente em se tratando de um pomar em terreno natural. Caso a planta seja plantada em vaso, é importante escolher um exemplar menor. As plantas em vasos têm o desenvolvimento controlado e é bem interessante para quem não tem muito espaço.
Em segundo lugar, é muito importante escolher um local com sol direto de pelo menos 6 horas por dia. As frutíferas para darem bons frutos e ter um bom desenvolvimento precisam de sol direto. Caso a ideia seja plantá-las em vasos em apartamentos, o ideal é escolher um local próximo das janelas ou varandas.
Se atentando com esses dois fatores, o próximo passo é cuidar para que as plantas sejam bem irrigadas, mas sem excessos: 3 vezes por semana é o suficiente. Em vasos recomendamos que seja feita uma boa drenagem para evitar acúmulos de água que possam apodrecer as raízes.
Por último, evite o plantio de árvores frutíferas próximo a piscinas ou em pisos claros. O fruto pode cair na piscina ou no piso e sujar o ambiente, que não é propicio para isso. Caso mesmo assim queira arriscar, opte por frutas cítricas como o limão e a laranja, que possuem frutos maiores e que não fazem tanta sujeira.
O charme das frutíferas nunca sai de moda e é sempre tendência unir o útil ao agradável. Nossa dica é: use e abuse das frutíferas, elas são lindas e dão um toque especial ao jardim.