Comentários
600
Jardins acolhedores

Frutíferas Ornamentais: o que são e como usá-las na decoração

O projeto paisagístico pode ir muito além da ornamentação com plantas e forrações; veja com Nathália como utilizar as árvores frutíferas;

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/07/2022 13:05 / atualizado em 14/07/2022 13:20


Os paisagistas buscam incorporar no seu projeto árvores frutíferas. / Foto: Pinterest - Os paisagistas buscam incorporar no seu projeto árvores frutíferas. / Foto: Pinterest

 

projeto paisagístico pode resgatar memórias da infância e trazer de volta a sensação maravilhosa de colher uma fruta no pé, o cheiro gostoso da colheita, a sombra convidativa para uma boa conversa e o canto dos pássaros que são atraídos para esse momento.
 
Hoje muito se tem buscado por jardins acolhedores e que resgatam essas lembranças que remetem a casa de vó. Para isso, os paisagistas buscam incorporar no seu projeto árvores frutíferas que casam maravilhosamente bem nesse cenário nostálgico.
 
Inclusive, os mais modernistas e adeptos ao estilo clean estão implementando variadas espécies frutíferas nos seus jardins. Se bem utilizada, pode remeter a estilos mediterrâneos e, se mesclada com ervas e temperos, dão um toque especial e florido ao ambiente. 

Frutíferas Mais Utilizadas

A escolha das espécies vai depender muito do tamanho do espaço. Se for um espaço mais amplo e em terreno natural, as mais usadas são Pé de Manga, Acerola, Jabuticabeira e as cítricas em geral. 
 
Se o espaço for menor ou, caso seja uma varanda de um apartamento, opte por mudas de Laranja Kinkan, Jabuticabeiras (se plantadas em vasos tem o seu crescimento controlado), pés de Romã, Pitanga, Limão Siciliano, dentre outros.
 
Caso o seu espaço seja uma cerca viva ou uma pérgola, que tal um pé de maracujá? Considero esse o dono da flor mais linda e surpreende de todas as flores que já vi, além de lindas, possuem propriedades medicinais que auxiliam no controle da ansiedade, insônia e estresse.
 
Os mais modernistas e adeptos ao estilo clean estão implementando variadas espécies frutíferas nos seus jardins. / Foto: Pinterest - Os mais modernistas e adeptos ao estilo clean estão implementando variadas espécies frutíferas nos seus jardins. / Foto: Pinterest
 

Cuidados Necessários 

O primeiro passo é o planejamento do espaço de acordo o porte final das espécies escolhidas. Com base no porte final conseguimos definir o distanciamento necessário de uma planta para outra. Ter espaço suficiente para crescimento saudável é fundamental principalmente em se tratando de um pomar em terreno natural. Caso a planta seja plantada em vaso, é importante escolher um exemplar menor. As plantas em vasos têm o desenvolvimento controlado e é bem interessante para quem não tem muito espaço.
 
Em segundo lugar, é muito importante escolher um local com sol direto de pelo menos 6 horas por dia. As frutíferas para darem bons frutos e ter um bom desenvolvimento precisam de sol direto. Caso a ideia seja plantá-las em vasos em apartamentos, o ideal é escolher um local próximo das janelas ou varandas. 
 
Se atentando com esses dois fatores, o próximo passo é cuidar para que as plantas sejam bem irrigadas, mas sem excessos: 3 vezes por semana é o suficiente. Em vasos recomendamos que seja feita uma boa drenagem para evitar acúmulos de água que possam apodrecer as raízes.
 
Por último, evite o plantio de árvores frutíferas próximo a piscinas ou em pisos claros. O fruto pode cair na piscina ou no piso e sujar o ambiente, que não é propicio para isso. Caso mesmo assim queira arriscar, opte por frutas cítricas como o limão e a laranja, que possuem frutos maiores e que não fazem tanta sujeira. 
 
O charme das frutíferas nunca sai de moda e é sempre tendência unir o útil ao agradável. Nossa dica é: use e abuse das frutíferas, elas são lindas e dão um toque especial ao jardim.
 
Se você gostou dessas dicas continue acompanhando o portal Lugar Certo e confira Projeto paisagístico: confira sua importância e aplicação.
 
 

Nathália Cavalcante 

Nathália se formou em 2012 pela Faculdade Santo Agostinho e  é responsável pelo setor de Projetos do escritório Estúdio Paisagismo.

Outros Artigos

ver todas
18 de novembro de 2022
04 de novembro de 2022
21 de outubro de 2022
07 de outubro de 2022
23 de setembro de 2022