Paisagismo tropical: saiba sua origem, composição e cuidados
Os jardins tropicais se destacam por possuírem formas sinuosas e livres; Nossa colunista Nathália Cavalcante traz alguns detalhes sobre essa tendência; confira
Os jardins tropicais possuem formas sinuosas e livres. / Foto: Pinterest
Hoje o nosso texto é sobre um estilo de jardim criado pelo maior paisagista brasileiro de todos os tempos, o nosso grande mestre, Roberto Burle Marx. Burle Marx não fazia jardim, fazia arte com as plantas e criou o estilo que tem mais a cara do Brasil, denominado, Jardim Tropical.
Nesse estilo de jardim quanto mais natural as formas escolhidas, melhor. A intenção é parecer que a paisagem teve pouca interferência humana.
Diferente dos jardins com estilo francês, os jardins tropicais possuem formas sinuosas e livres, diversidade de espécies, lagos, caminhos e muitas, muitas cores. A ideia é seguir o caos organizado e belo da natureza.
Esse estilo virou ainda mais tendência com a pandemia, mostrando que, mesmo inconscientemente, buscamos uma vida mais calma e relaxante em contato com a natureza.
Composição: elementos que não podem faltar no jardim tropical
Existem alguns elementos que não podem faltar em um jardim tropical e existem espécies das mais variadas tonalidades para dar contraste ao seu jardim, são elas:
palmeiras de todos os tipos;
bromélias;
filodendros e folhagens em geral;
dracenas;
bromélias;
helicônias;
alpinias;
pândanus;
forrações coloridas
árvores, dentre outras milhões de espécies.
A maioria das espécies precisam de luz direta por pelo menos 6h/dia e as que não apreciam essa luz direta, a sugestão é plantá-las sob a copa das árvores e palmeiras. A melhor inspiração na hora de criar um jardim tropical é observar a natureza e utilizar sempre elementos naturais como pedras, madeiras e cerâmicas.
A iluminação noturna deve ser a mais rústica e sútil possível, de preferência optar por luz com tom quente que remete a própria luz do sol.
Nesse estilo de jardim quanto mais natural as formas escolhidas, melhor. / Foto: Pinterest
Cuidados especiais para um jardim tropical
Esse estilo de jardim exige pouquíssima manutenção, o máximo que ele requer é a retirada de folhas secas e podas de controle. O interessante é deixar as plantas crescerem livremente e ocuparem o espaço na paisagem de uma forma não muito ordenada.
Investir nesse estilo, além de ser tendência, de ficar lindo e charmoso, esses jardins atraem a presença de pássaros e insetos coloridos para dar ainda mais vida ao local como um todo. Com todas essas dicas acima, é hora de dar início ao plantio e transformação do seu cantinho verde.