Comentários
600
Jardins tropicais

Paisagismo tropical: saiba sua origem, composição e cuidados

Os jardins tropicais se destacam por possuírem formas sinuosas e livres; Nossa colunista Nathália Cavalcante traz alguns detalhes sobre essa tendência; confira

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/07/2022 13:10


 Os jardins tropicais possuem formas sinuosas e livres. / Foto: Pinterest  - Os jardins tropicais possuem formas sinuosas e livres. / Foto: Pinterest
 
Hoje o nosso texto é sobre um estilo de jardim criado pelo maior paisagista brasileiro de todos os tempos, o nosso grande mestre, Roberto Burle Marx. Burle Marx não fazia jardim, fazia arte com as plantas e criou o estilo que tem mais a cara do Brasil, denominado, Jardim Tropical. 
 
Nesse estilo de jardim quanto mais natural as formas escolhidas, melhor. A intenção é parecer que a paisagem teve pouca interferência humana. 
 
Diferente dos jardins com estilo francês, os jardins tropicais possuem formas sinuosas e livres, diversidade de espécies, lagos, caminhos e muitas, muitas cores. A ideia é seguir o caos organizado e belo da natureza.
 
Esse estilo virou ainda mais tendência com a pandemia, mostrando que, mesmo inconscientemente, buscamos uma vida mais calma e relaxante em contato com a natureza.

 Composição: elementos que não podem faltar no jardim tropical

Existem alguns elementos que não podem faltar em um jardim tropical e existem espécies das mais variadas tonalidades para dar contraste ao seu jardim, são elas:
  • palmeiras de todos os tipos;
  • bromélias;
  • filodendros e folhagens em geral;
  • dracenas;
  • bromélias;
  • helicônias;
  • alpinias;
  • pândanus;
  • forrações coloridas
  • árvores, dentre outras milhões de espécies.

A maioria das espécies precisam de luz direta por pelo menos 6h/dia e as que não apreciam essa luz direta, a sugestão é plantá-las sob a copa das árvores e palmeiras. A melhor inspiração na hora de criar um jardim tropical é observar a natureza e utilizar sempre elementos naturais como pedras, madeiras e cerâmicas.
 
A iluminação noturna deve ser a mais rústica e sútil possível, de preferência optar por luz com tom quente que remete a própria luz do sol.
 
Nesse estilo de jardim quanto mais natural as formas escolhidas, melhor. / Foto: Pinterest  - Nesse estilo de jardim quanto mais natural as formas escolhidas, melhor. / Foto: Pinterest
 

Cuidados especiais para um jardim tropical

Esse estilo de jardim exige pouquíssima manutenção, o máximo que ele requer é a retirada de folhas secas e podas de controle. O interessante é deixar as plantas crescerem livremente e ocuparem o espaço na paisagem de uma forma não muito ordenada.
 
Investir nesse estilo, além de ser tendência, de ficar lindo e charmoso, esses jardins atraem a presença de pássaros e insetos coloridos para dar ainda mais vida ao local como um todo. Com todas essas dicas acima, é hora de dar início ao plantio e transformação do seu cantinho verde.
 
Se você gostou dessas dicas continue acompanhando o portal Lugar Certo e confira Frutíferas Ornamentais: o que são e como usá-las na decoração.
 
 

Nathália Cavalcante 

Nathália se formou em 2012 pela Faculdade Santo Agostinho e  é responsável pelo setor de Projetos do escritório Estúdio Paisagismo.

Outros Artigos

ver todas
18 de novembro de 2022
04 de novembro de 2022
21 de outubro de 2022
07 de outubro de 2022
23 de setembro de 2022