Dicas

Pensando em reformar a cozinha? Confira 8 erros que você não pode cometer

Muita gente espera anos para fazer uma reforma; por isso, neste momento é importante tomar cuidados prévios para que tudo saia conforme a expectativa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/11/2021 13:00


Freepik

 
Se você é do tipo que gosta de cuidar bem da sua casa, fazer uma reforma deve estar no topo da sua lista de prioridades. Por essa razão, quando falamos em reforma de cozinha, que é um cômodo muito importante do nosso lar, é necessário tomar os devidos cuidados para não cair em erros. 

Nesse contexto, trazemos para você algumas dicas valiosas. Entre elas estão os cuidados com o orçamento, com a estrutura da casa e até mesmo com a qualidade de vida da sua família. Afinal de contas, a reforma não deve atrapalhar de sobremaneira a rotina dos moradores. 

Confira os erros que devem ser evitados na reforma de cozinha


1. Falta de planejamento 

O primeiro erro é a falta de planejamento. Se você vai reformar, pesquise antecipadamente o valor da mão de obra e dos materiais de construção. Assim, estabeleça um teto de gastos. Mas reserve um pouco a mais para os imprevistos que podem acontecer na obra. Sobretudo, crie um cronograma desejado para finalizar a reforma, pois assim você não corre o risco de ter trabalho demasiado e longo. 

2. Não ter acompanhamento profissional 

Muitas pessoas que vão reformar a cozinha acham que a obra é simples e acabam fazendo tudo por conta própria. Entretanto, é necessário contar com a visão ampla e criteriosa de um profissional, como um engenheiro ou um arquiteto. Além disso, se estiver dentro do seu orçamento, você pode contratar um designer de interiores para orientar sobre a decoração. Como resultado, você terá uma reforma segura, rápida e mais bonita. 

3. Não planejar os espaços 

Se a sua família é grande e você recebe muitas visitas, é importante pensar em uma bancada ou mesa maior. Outro detalhe são os armários, que devem ser espaçosos para caber todos os mantimentos, louças e panelas. Portanto, ao reformar a cozinha pense nos espaços disponíveis para uso diário e para circulação das pessoas. Agora, não se esqueça de que se for ampliar o cômodo você deve contar com um profissional responsável (como na dica anterior), caso contrário você poderá ter problemas com a prefeitura. 
 
Freepik
 
 

4. Priorizar apenas a estética e se esquecer da estrutura 

Na reforma de cozinha é muito importante ficar atento à estrutura da alvenaria. Isso porque a cozinha é considerada uma área molhada. Nesse sentido, podem haver problemas de infiltração devido à presença de líquidos e vapores. Além disso, aproveite o momento para reparar fissuras e rachaduras. É claro que o visual é importante, afinal, quem não quer ter uma cozinha como as que aparecem no Pinterest? Mas todo cuidado é pouco na hora de cuidar da estrutura. 

5. Não considerar os móveis planejados 

Na tentativa de economizar, muitas famílias não optam por móveis planejados. Entretanto, eles podem oferecer um bom custo-benefício, visto que podem ser parcelados, têm maior garantia do fabricante e ainda duram mais. Sendo assim, cozinhas compactas e estreitas, como as de apartamentos, exigem móveis sob medida. Isso porque você terá um melhor aproveitamento do espaço. Nesse sentido, planeje seu orçamento antes de começar a reforma. 
 

6. Não escolher o material certo para balcão 

O balcão da cozinha é muito importante, pois é nele que você vai depositar utensílios e alimentos, além de fazer as refeições, no caso de cozinhas pequenas. Dessa maneira, a dica é escolher materiais duráveis, como o granito, que não mancha e não risca. Existem outras tendências, como a madeira e o mármore, mas é bom ficar atento à durabilidade. 

Freepik
 

7. Não colocar as tomadas no lugar certo 

Se você tem poucas tomadas na cozinha, sabe o quão difícil é ligar os eletrodomésticos. Nesse sentido, na hora de fazer o projeto de reforma de cozinha, planeje onde irá colocar as tomadas. Além disso, atente-se ao fato de que alguns equipamentos têm características de 10 e 20 ampères. O micro-ondas, por exemplo, exige tomadas mais potentes. 


8. Não pensar na saída de calor 

A saída de calor deve ser bem planejada, principalmente para quem possui forno embutido. A maioria deles tem respiro frontal, mas é importante consultar um profissional para fazer um rebaixo na base para a grelha de ventilação. Além disso, não deixe a saída de calor em direção às tomadas. 
 
Concluindo, a reforma de cozinha merece um tratamento especial. Por isso, planeje-se e tenha uma cozinha linda e agradável para toda a família. 

Gostou das dicas?


Aqui no portal Lugar Certo você fica bem-informado sobre dicas de como deixar a sua casa bem decorada e confortável. Continue a leitura com o conteúdo sobre como decorar sua cozinha com o estilo Farmhouse.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
22 de novembro de 2021
28 de outubro de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura