Decoração

Confira quais são as melhores cores para utilizar em ambientes pequenos

As cores usadas em um ambiente podem deixá-lo mais espaçoso. Por isso, aposte na cor certa para pintar as paredes e decorar seu imóvel

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/06/2022 12:56



Você pode apostar nos tons claros para garantir mais leveza para os ambientes. / Foto: Freepik - Você pode apostar nos tons claros para garantir mais leveza para os ambientes. / Foto: Freepik
 
 
É muito comum casas e apartamentos compactos, com cômodos integrados ou com metragens reduzidas. Mas será que é impossível decorá-los de modo que eles pareçam maiores? Acompanhe as dicas deste conteúdo e saiba como usar as cores para ampliar o ambiente. 

Você já deve ter visto aqui no nosso portal que as casas pequenas devem ser pintadas internamente com cores claras. Certamente isso é verdade. Mas também é possível brincar com as cores. Você pode, inclusive, usar tons mais escuros. 

Mas para não errar a mão na hora de decorar seus ambientes, veja as dicas a seguir. 
 
 Invista em tons claros para deixar seu cômodo com mais amplitude. / Foto: Freepik
 - Invista em tons claros para deixar seu cômodo com mais amplitude. / Foto: Freepik
 

Quais cores dão amplitude aos ambientes? 

Você pode apostar nos tons claros para garantir mais leveza para os ambientes, além de passar a impressão de que eles são maiores do que realmente são. 

Sendo assim, use cores como o azul claro, o verde e o violeta. Mas é claro que também estão liberados os tradicionais branco, cinza ou cores neutras, como o bege, para decorar a sua casa. 

A dica é destacar apenas uma parede com uma cor mais forte. Assim, você dá mais dimensão ao cômodo. Além disso, você tem total liberdade para pintar o teto de outra cor, de preferência mais clara. Sendo assim, invista no branco ou nos demais tons claros para deixar seu cômodo com mais amplitude. 

Quais cores usar no piso? 

Quando falamos em cores para ambientes pequenos, nem sempre nos lembramos do piso. Ao pensarmos somente nas paredes, esquecemos que os pisos também ajudam a dar a sensação de amplitude para o ambiente. 

Dessa forma, você pode criar contrastes bem bacanas. Por exemplo, se você tem a sensação de que o cômodo é muito baixo e achatado, use pisos e paredes da mesma cor, com o teto pintado em branco. Assim, você terá a percepção de que as paredes são mais altas. 

Além disso, se você quer dar mais amplitude lateral ao seu imóvel, a dica é usar pisos coloridos combinando com a cor escolhida para a parede. 

Por último, esqueça os rodapés. Afinal, eles deixam o ambiente dividido e dão a sensação de que ele é menor ainda. Por essa razão, escolha um revestimento de piso que combine com as cores das paredes, mas tomando o cuidado de misturar muitas tonalidades. 

Afinal, cores escuras são proibidas em ambientes pequenos? 

Por último, as cores para ampliar os ambientes não precisam ser necessariamente claras. Isso porque é possível usar cores escuras nas paredes, no piso ou até mesmo nos móveis e objetos de decoração. 

O segredo, no entanto, está em escolher bem uma cor escura que combine com uma clara. Veja um exemplo: o bronze pode combinar muito bem com o amarelo ou o vermelho. 
 
É claro que é mais fácil combinar o branco, que é um clássico da decoração, com uma cor mais escura. Entretanto, é possível conseguir uma boa harmonia sem perder o bom gosto nem deixar o alto estilo de lado. 

Outro detalhe importante na hora de usar as cores em ambiente pequeno é utilizar bem a iluminação. Isso porque a luz fraca pode trazer um ar pesado, ao passo que a luz forte pode deixar tudo muito exacerbado. 

Além disso, caso o piso já seja escuro, utilize estofados, tapetes e detalhes decorativos de cores claras, mantendo assim o equilíbrio. 

E, então, você gostou das dicas de como usar cores para ampliar o ambiente? Não deixe de conferir o conteúdo sobre decoração de casa e sala de jantar no portal Lugar Certo para ter novas inspirações. 

Você terá acesso a muitas dicas sobre decoração, organização, limpeza, bem-estar, jardinagem e muito mais para deixar sua casa mais gostosa e confortável. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023