Leveza

Estilo minimalista: os principais aspectos para decorar sua cozinha

A cozinha minimalista é marcada pelos móveis essenciais e funcionais, com predominância das cores claras e muita organização

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/08/2022 11:41


 O que não pode faltar na sua cozinha do estilo minimalista é a cor branca. / Foto: Freepik - O que não pode faltar na sua cozinha do estilo minimalista é a cor branca. / Foto: Freepik

 

O estilo minimalista conquistou muita gente ao longo dos anos e acabou sendo adotado em vários ambientes da casa. Mas como levar essa filosofia para a sua cozinha? Quem gosta de organização e serenidade, com certeza vai amar ter uma cozinha minimalista. 

É claro que existem algumas regrinhas para manter-se fiel a este estilo. Além disso, quem não tem disciplina para deixar tudo no lugar pode não se acostumar com essa filosofia. 

No entanto, é bom saber quais são as suas principais características para, enfim, ter uma cozinha diferenciada, que parece ter saído de uma revista de decoração. 

Como é a filosofia minimalista? 

A filosofia minimalista se resume na frase “menos é mais”. Isso porque, como o próprio nome sugere, podemos viver apenas com o essencial, sem deixar nos levar pelo consumo desenfreado. 

Aliás, o estilo está muito ligado às causas sociais, de preservação dos recursos naturais e da rejeição do supérfluo. 

O movimento nasceu nas artes, mas se expandiu para outras áreas, como a arquitetura e a decoração. O design dos móveis e objetos, portanto, ganhou contornos mais simples, básicos e, ao mesmo tempo, modernos. 

Mas um detalhe que também chama a atenção no minimalismo é a funcionalidade. Portanto, precisamos de pouco para viver, mas que este pouco atenda às necessidades do mundo atual. 

O que priorizar na escolha dos móveis e objetos da cozinha? 

Mas afinal como montar uma cozinha minimalista? Os móveis e objetos são característicos deste estilo decorativo. 

Primeiramente, os móveis são funcionais e são projetados pensando em seu conforto e utilização diária.

Já os acabamentos são simples e em linha reta. Não há detalhes rebuscados, que não combinam com este estilo de decoração

Acessórios também têm pouca adesão na cozinha minimalista. Afinal de contas, a filosofia minimalista prega o essencial. 

Contudo, o que não pode faltar na sua cozinha do estilo minimalista é a cor branca. Porém, quem não gosta de tudo branco, pode usar até três cores neutras que combinem com a tonalidade, como o preto, o cinza e o bege. 

Como devem ser os eletrodomésticos? 

De maneira geral, os eletrodomésticos da cozinha minimalista seguem a mesma tendência dos móveis. 

Desse modo, eles são simples, modernos, práticos e com linhas retas, sem muitas formas arredondadas e cheias de detalhes. 

A geladeira minimalista, por exemplo, pode ser preta ou em inox, contrastando com o restante da cozinha branca. O fogão cooktop, sobre uma bancada discreta, também é bastante indicado. 
 
A filosofia minimalista se resume na frase %u201Cmenos é mais%u201D. / Foto: Freepik - A filosofia minimalista se resume na frase %u201Cmenos é mais%u201D. / Foto: Freepik
 

Móveis com acabamento reto são melhores? 

Você nota também que os móveis, como armário e mesa de uma cozinha minimalista, têm acabamento reto. 

Portanto, haverá poucos detalhes, a fim de valorizar a textura e o material em si. Puxadores nos armários, por exemplo, são invisíveis. Assim, é possível abrir as portas e gavetas apenas com a pressão das mãos. 

Sendo assim, cria-se um efeito mais contemporâneo, onde literalmente, menos é mais. 

O minimalismo valoriza os espaços compactos e a iluminação natural? 

É interessante notar que o minimalismo combina muito com espaços compactos, como são as cozinhas dos apartamentos e lofts lançados no mercado imobiliário. 

Mas isso não quer dizer que esses espaços não tenham uma boa entrada de luz natural. Afinal de contas, o cômodo pode ter amplas janelas e portas largas para permitir o máximo da entrada dos raios solares. 

Isso porque o estilo minimalista não combina muito com as luminárias. Afinal, prega-se a valorização dos recursos naturais e, neste sentido, deve-se usar ao máximo o que a natureza nos dá de graça. 

Em suma, o estilo minimalista deixa cozinhas modernas ainda mais atrativas, práticas e funcionais. Você teria uma cozinha neste estilo? 

Se preferir uma decoração mais romântica, leia o nosso conteúdo sobre 
como aplicar uma decoração vintage em sua casa. 
Mas há ainda outros estilos de decoração expostos no portal Lugar Certo, que também traz dicas de organização, limpeza, DIY e jardinagem para você. Confira! 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023