Almofada de crochê: dicas para usar e arrasar na decoração da casa
O crochê agrega valor à decoração por deixar a casa mais confortável e com um tom nostálgico da época dos nossos avós; veja como usar de forma criativa
postado em 07/02/2023 13:30
/ atualizado em 06/02/2023 16:13
Se você começar a decorar a sua casa com almofadas de crochê verá que, em breve, não conseguirá mais abandonar o crochê. / Foto: Freepik
Já pensou em usar almofada de crochê na sala ou no quarto, mas está em dúvida sobre como combinar com o resto da decoração? O crochê é uma técnica milenar e que combina com vários elementos do mundo décor.
Mas, por certo, a almofada de crochê faz sucesso onde quer que esteja. Isso porque os fios desenhados com muita paciência e bom gosto fazem da peça algo artesanal e memorável.
Saiba, neste conteúdo, como deixar a sua casa mais bonita com almofadas de crochê.
O crochê é ideal para decoração ou presente
Mas antes de mergulharmos no crochê inserido na decoração, é bom saber que a técnica é antiga.Não se sabe ao certo quando ela começou, mas acredita-se que venha do século XVI.
Aliás, a palavra crochê vem do francês “croc” que significa “gancho” devido, provavelmente, ao uso das agulhas de crochê que têm um ganchinho na ponta para puxar a linha.
Ao presentear alguém com uma peça de crochê, você certamente acertará, pois uma almofada de crochê remete à nossa infância, à memória afetiva dos nossos avós e, portanto, é permeado de coisas boas.
Além disso, ele tem uso amplo na decoração, não sendo usado apenas para cobrir almofadas, mas para enfeitar todos os cômodos da casa.
Sendo assim, se você tem dúvida sobre como começar a usar crochê na decoração, inicie com algumas capas de almofada. Caso não goste, elas podem ser facilmente substituídas.
Cores de crochê para decoração
Existe o tradicional crochê no tom de algodão cru, mas também existem os fios coloridos.
Portanto, antes de escolher a cor da almofada, verifique qual é a paleta de cores que você está utilizando. Dessa forma, busque combinar com o ambiente para não ficar muito em evidência.
Se você teme chamar a atenção com as almofadas de crochê, comece usando cores neutras, como o crochê branco, cru, cinza, bege ou marrom. No entanto, se a sua sala for inteira branca, experimente jogar um kit de almofadas vermelhas ou verdes.
O crochê é uma técnica milenar e que combina com vários elementos do mundo décor. / Foto: Freepik
Onde usar as almofadas de crochê?
Confira a seguir algumas dicas de onde usar suas almofadas de crochê. Afinal, como dissemos, o crochê pode ser usado em qualquer lugar da casa.
Sofá: tradicionalmente, usamos almofadas de crochê no sofá da sala. Portanto, escolha de duas a três almofadas para enfeitar o seu estofado, além de proporcionar uma experiência agradável durante o contato com a pele;
Poltrona: outra dica é usar uma almofada de crochê na poltrona decorativa da sala ou do quarto. Mas opte por um desenho que combine com a cor ou a estampa da poltrona. Afinal, é ótimo relaxar as costas numa almofada artesanal.
Roupa de cama: a almofada não precisa estar só no sofá. Ela pode ser usada na cama, próximo à cabeceira ou no meio da cama, fazendo um lindo efeito, além de ser usada para relaxar após um dia cansativo.
Cantinho da leitura ou meditação: a almofada de crochê também fica bem no cantinho da leitura montado para as crianças ou ainda num espaço para a meditação.
Misture texturas e formatos
Gostou dos espaços e usos indicados acima? Na hora de escolher o tipo do crochê, saiba que ele ficará ainda mais bonito e criará um efeito interessante ao misturar texturas e formatos diferentes.
Enfim, você pode utilizar almofadas redondas com quadradas e retangulares. Além disso, pode combinar diferentes tecidos junto ao crochê, como o veludo e o cetim, proporcionando um agradável toque.
Outras formas de se usar o crochê na decoração de interiores
Se você começar a decorar a sua casa com almofadas de crochê verá que, em breve, não conseguirá mais abandonar o crochê.
Afinal, ele pode ser usado em mantas, puffs, cortinas, guardanapos, toalhas de mesa, colchas, bordas de pano de prato e até mesmo para encapar eletrodomésticos, como nossos avós faziam.
Gostou deste conteúdo?
Aproveite as dicas e presenteie alguém ou use na decoração da sua casa. Se você tem uma sala pequena, ela certamente irá deixá-la mais aconchegante.
Continue acompanhando as dicas do portal Lugar Certo e
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação