A decoração da sua sala está muito sem graça? Existe uma forma prática e de baixo custo para mudar isso: a utilização de almofadas.
Elas são itens que fazem toda diferença na composição visual desse ambiente.
Por serem versáteis, as almofadas conseguem trazer personalidade e transformar o espaço, se combinadas da forma correta, além de serem facilmente substituíveis.
Esse item coringa possui uma grande variedade de tamanhos, cores, texturas e formas, o que pode gerar muitas dúvidas na hora da compra.
Por isso, trouxemos cinco dicas que vão te ajudar a usar as almofadas, permitindo muitas combinações, de acordo com seu gosto, estilo ou o tipo de ambiente que pretende criar.
Confira as melhores dicas para organizar as almofadas
1- Defina o estilo
Na maioria dos casos, a dificuldade em combinar itens de decoração, deve-se à não determinação prévia de um estilo.
Sendo assim, defina um tipo de decoração que é mais a sua cara para facilitar esse processo. Alguns exemplos:
- Clássico: almofadas em cores claras, estampas sofisticadas (como arabescos), bordas mais visíveis e botões diferenciados;
- Minimalista: cores neutras, almofadas na mesma cor do sofá, estampas geométricas e o famoso preto e branco;
- Escandinavo: almofadas com texturas mais grossas, cores terrosas e mantas em crochê;
- Moderno: formatos diferentes de almofadas, estampas geométricas grandes e coloridas, em combinação com cores neutras como o cinza e o preto;
- Rústico: cores claras ou escuras, composições em couro ou xadrez.
2- Organize as almofadas por tamanho
Uma dica é dispor as almofadas no sofá de forma que elas fiquem organizadas por tamanho, o que contribui para uma decoração criativa.
O padrão das almofadas costuma ser 45x45, mas é interessante adquirir algumas um pouco menores ou maiores para compor o visual.
Na prática, fica legal posicioná-las das maiores para as menores, por exemplo: coloque uma almofada de 50 centímetros encostada no braço do sofá, seguida por uma de 45 centímetros e finalize com uma de 40 centímetros (ou menor) em direção ao meio do sofá.
Essa organização permite a visibilidade de todas as peças, principalmente se alguma almofada estampada estiver entre a sua composição.
3- Perca o medo das estampas
E por falar em estampas, você tem dificuldade de combinar as almofadas estampadas no seu ambiente e acaba usando todas lisas? Siga essa dica para não errar:
- Escolha uma almofada lisa no tom dele para começar;
- Depois, opte por uma estampada que tenha essa mesma cor;
- Em seguida, coloque outra lisa em uma cor que faça parte da estampa escolhida anteriormente.
- Para finalizar, opte por uma almofada estampada que combine as duas cores das almofadas lisas.
Esse tipo de composição é ideal para um sofá de pequeno à médio, que utilizará cerca de 4 almofadas.
4- Não erre na quantidade
Afinal, de quantas almofadas você precisa para deixar seu sofá harmônico? Não existe um cálculo exato, mas o ideal é que você some duas almofadas a quantidade de assentos do seu sofá.
Por exemplo, se você tem um sofá de 3 lugares, o ideal é utilizar 5 almofadas, de forma que não fique exagerado aos olhos.
Você também pode criar um ambiente acolhedor e aconchegante com muitas almofadas, porém, use o bom senso e evite cobrir o assento do sofá com elas.
Uma boa quantidade é aquela que o visitante não precisa retirá-las para acomodar-se.
5- Ouse nos formatos e texturas
Cansou das tradicionais almofadas quadradas e lisas? Você pode ousar escolher uma no formato retangular ou redondo para dar um toque de modernidade, ou ainda uma em formato de nó que combina muito bem com uma manta posta sobre o sofá.
Sobre as texturas, podemos encontrar almofadas feitas de diversos tecidos, e você pode utilizá-las de acordo com a estação.
Em épocas quentes, escolha tecidos mais leves e agradáveis ao toque; já em épocas mais frias, opte por tecidos mais grossos e pesados, como a lã e o veludo.
Dica extra: saiba como limpar suas almofadas
A forma ideal de lavar suas almofadas é atentar-se ao tipo de tecido de cada uma delas.
A de algodão, sarja natural e tecidos sintéticos podem ser lavadas na máquina, mas o ideal é que utilize o modo para roupas delicadas, a fim de não causar danos às peças.
As almofadas de pele sintética pedem um cuidado especial: devem ser lavadas à mão após deixá-las de molho em água com sabão neutro. Não lave esse tipo de almofada na máquina de lavar.
Já as de couro original ou sintético, apenas um pano umedecido com álcool ou água já dão conta do recado. São as mais práticas para manter.
O recomendado é secar todas as almofadas à sombra a fim de não causar danos. E utilizar o ferro de passar apenas em caso de necessidade, sempre observando na etiqueta as indicações para cada tipo de tecido.
Gostou das dicas?
Então continue acompanhando as dicas do portal Lugar Certo.
Aproveite para aprender mais sobre decoração e venha conhecer 5 receitas caseiras que vão te ajudar a limpar seu sofá.