Sustentabilidade: veja como fazer a coleta seletiva do seu lixo
Cuidado com o meio ambiente é algo que aprendemos em casae a melhor forma de colocá-lo em prática é através das ações; confira dicas para cuidar do seu lixo
Algumas atitudes simples no dia a dia contribuem para economizarmos água, energia elétrica e até mesmo evitarmos o consumo excessivo. / Foto: Pinterest
Quando nos preocupamos com ações de reciclagem, estamos mostrando nosso respeito com o meio ambiente e com os recursos naturais que ele nos proporciona gratuitamente.
Não podemos perder tempo quando o assunto é a preservação, quanto mais imediatas e eficazes forem as iniciativas, maiores as chances de sucesso.
Algumas atitudes simples no dia a dia contribuem para economizarmos água, energia elétrica e até mesmo evitarmos o consumo excessivo.
Ou seja, reciclar é dar nova utilidade para algo que aparentemente não serve mais, aumentando seu tempo de vida e assim reduzindo a geração de lixo.
Continue a leitura desse artigo e veja como atitudes simples podem ajudar você a contribuir com a preservação do meio ambiente.
Reciclagem: veja algumas formas simples para contribuir com a preservação do meio ambiente
1. Aprenda a reutilizar coisas
Vivemos em uma sociedade extremamente consumista, o que resulta em compras que muitas vezes se tornam inúteis, acumulando coisas dentro de casa.
Para não contribuir com o aumento da geração de lixo, o ideal é investir na reciclagem, ou seja, dar uma nova utilidade ao que seria jogado fora.
Sabe aquela camiseta velha, ela pode ser utilizada como pano de limpeza de móveis ou até mesmo do chão.
Em períodos mais frios, você pode pegar uma ou mais peças e fazer uma caminha macia e quentinha para seu pet utilizando essas roupas que seriam descartadas.
Sabe aqueles rolos internos de papel higiênico, papel alumínio, filme plástico e papel toalha? Então é muito útil para as crianças brincarem, portanto, nada de colocar no lixo.
Estimule-os a criar seus próprios brinquedos. Essa iniciativa é importante para que eles sejam mais criativos, além disso, permite que eles fiquem menos tempo diante das telas.
2. Faça da reciclagem uma hábito de vida na família
A reciclagem é o processo de reaproveitar tudo o que for possível e assim reduzir a quantidade de lixo que seria descartado no meio ambiente.
Sendo assim, ela deve ser um hábito cultivado diariamente por todos os componentes da família. Ademais, são ações simples, mas extremamente eficazes.
Reduza o lixo orgânico fazendo um planejamento de compras de acordo com a realidade da sua família.
Cascas de frutas, legumes e restos de verduras são excelentes adubos para plantas, mas antes de descartá-los, veja se realmente não podem ser aproveitados para consumo humano.
Há uma infinidade de receitas em que os alimentos podem ser aproveitados de forma integral.
Cascas de ovos e borra de café também podem ser reaproveitados como estimulantes das plantas.
Ou seja, essas ações simples contribuem para redução do lixo e quando praticadas no dia se tornam um hábito.
Dessa forma, as crianças se tornam parte integrante desta iniciativa e podem influenciar as pessoas do seu convívio social.
3. Invista na coleta seletiva em 2023
Quando se fala em lixo reciclável precisamos ressaltar a importância da coleta seletiva. Ela permite que os materiais sejam separados de acordo com suas características físicas.
Além disso, o descarte do lixo úmido deve ser feito de forma separada do lixo seco e este por sua vez ainda passa por outro processo de separação.
Sem falar que é importante descartar as embalagens de vidro de forma segura, para evitar que os responsáveis pela coleta sofram acidentes.
Coloque lixeiras separadas para cada tipo de lixo, elas podem ser pequenas, mas contribuem para melhor organização na hora de separar os resíduos.
Não deixe água acumulada em embalagens plásticas e sempre dobre os materiais como jornal e papelão para reduzir o volume.
Mas atenção, não amasse os papéis para que as suas fibras sejam preservadas e eles possam ser melhor aproveitados.
Promover a reciclagem é uma iniciativa que inclui reduzir, reutilizar e reciclar objetos, reduzindo assim os resíduos descartados no meio ambiente. / Foto: Freepik
Não misture lixo orgânico com qualquer outro tipo de resíduo e coloque aqueles que possuem as mesmas características juntos.
alumínio;
metais;
orgânicos;
papel e papelão;
tecidos;
vidros.
O vidro merece atenção especial, pois se estiver em pedaços pode provocar cortes em que o manuseia, se não estiver devidamente embalado.
Além disso, pequenos pedaços desse material quando expostos muito tempo ao sol, podem resultar em faíscas e provocar incêndio.
O comportamento de separar o lixo para promover a coleta seletiva pode ser repetido também em locais públicos.
Para isso, basta descartar os resíduos de acordo com a cor das lixeiras. São elas:
amarelo: metal;
azul: papel e papelão;
branco: material hospitalar;
verde: vidro;
vermelho: plástico;
preto: madeira;
roxo: material radioativo.
Materiais como pilhas, baterias e lâmpadas devem ser descartadas de forma adequada, para evitar acidentes e contaminação do meio ambiente.
A mesma condição vale para objetos eletrônicos, é importante fazer a devolução nos pontos de apoio.
Faça reciclagem
Promover a reciclagem é uma iniciativa que inclui reduzir, reutilizar e reciclar objetos, reduzindo assim os resíduos descartados no meio ambiente.
O que resulta em redução de gastos, sem trazer prejuízos para o desenvolvimento, visto que ele acontecerá de forma sustentável.
Gostou desse conteúdo?
Então continue acompanhando o Lugar Certo para ficar por dentro de dicas importantes. Elaboramos sempre conteúdos atualizados para ajudar você.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação