Ambientes

Quarto pequeno: dicas e inspirações para você decorar o seu cantinho

O quarto pequeno pode ser confortável e charmoso, basta escolher os móveis e objetos de decoração certos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/05/2021 12:27 / atualizado em 14/05/2021 12:27


Modelo de quarto pequeno - Freepik Modelo de quarto pequeno

 
É cada vez mais comum imóveis compactos, sejam eles casas, sobrados ou apartamentos. Principalmente nas cidades grandes, a meta é economizar espaço na construção civil. Por isso, na maioria das vezes, os imóveis são projetados com cômodos reduzidos. Mas como decorar um quarto pequeno e deixá-lo do jeito que você sempre sonhou? 
 
Seja do casal ou das crianças, o quarto pequeno pode ser funcional, aconchegante e charmoso. No entanto, é preciso planejar bem e buscar inspirações na internet, como neste conteúdo. Acompanhe o post até o final e descubra como dar uma nova cara para o seu quarto gastando pouco.

Veja 8 dicas básicas para decorar quarto pequeno 


Basicamente, o quarto pequeno exige alguns truques para você decorar gastando pouco. Sendo assim, a regra é clara: use tons neutros, mas também abuse dos espelhos, invista nas prateleiras e escolha móveis funcionais, ou seja, que podem ser usados para mais de uma coisa. Veja mais dicas: 
 

1. Planeje

 
Antes de comprar os móveis, tire as medidas e imagine como ficará o seu quarto. Se possível, contrate uma loja de móveis planejados ou um designer de interiores. 

2. Escolha as cores 

 
Paredes brancas dão a impressão de que o quarto é maior. Mas você também pode adotar tons neutros na decoração, como o bege e o salmão. 
 

3. Tenha prateleiras 

 
As prateleiras são úteis para decorar um quarto pequeno gastando pouco. Isso porque você poderá aproveitar o espaço das paredes para colocar enfeites, livros, perfumes e até vasinhos de plantas. 

4. Abuse dos espelhos 

 
Os espelhos, assim como as paredes brancas, aumentam a sensação de espaço devido ao reflexo dos móveis e objetos. Nesse sentido, você pode usar espelhos na cabeceira da cama, na porta do guarda-roupa ou simplesmente na parede, como um espelho decorativo. 

5. Menos é mais 

 
No momento de decorar o quarto pequeno, tenha o cuidado de não usar muitos objetos. Afinal de contas, o cômodo cheio de enfeites, luminárias, livros e recordações dos lugares que você visitou pode dar a sensação indesejada de bagunça, e não é isso que você deseja transmitir. 

6. Use móveis planejados 

 
Os móveis planejados ou sob medida são ideais porque se encaixam perfeitamente no espaço disponível, sem deixar lacunas ou apertos desnecessários. Dessa forma, pesquise na sua região um fornecedor com um bom custo-benefício. 

7. Aproveite cada espaço 

 
Muitas vezes, a disposição de um móvel numa posição pode economizar espaço. Por essa razão, após decorar o quarto pequeno, faça um “raio-x” para ver se não ficou nenhum espaço ocioso que possa ser melhor aproveitado. 

8. Utilize as paredes 

 
Quando falta espaço no chão, utilize as paredes! Dessa maneira, use ganchos, prateleiras e nichos para pendurar ou guardar alguns itens. Uma boa dica é a televisão, que pode ser fixada na parede e economizar o espaço de uma cômoda ou rack. 

Como decorar o cômodo de maneira funcional 


É claro que existem diferenças entre o quarto de casal e o quarto de solteiro. Em contrapartida, as regras de decoração são muito parecidas. Nesse sentido, anote as dicas de decoração para quarto de casal pequeno e quarto das crianças. 
 

Quarto de casal


O principal momento da decoração do quarto de casal pequeno é a escolha da cama de casal. Isso porque existem vários modelos. Portanto, leve para casa o convencional, cujo colchão mede 1,88 por 1,38 metro. 
 
Outra dica é acertar no modelo da cabeceira. Para aumentar a amplitude do quarto de casal pequeno, escolha uma cabeceira mais baixa. A mesma dica vale para o guarda-roupas, já que a sobra de parede acima do móvel também irá aumentar a sensação de espaço. 
 
Acima de tudo, aposte no famoso P & B, que é a decoração marcada pelas cores preto e branco. Isso aumenta o ambiente e deixa o cômodo mais moderno. 
 
E, por falar em moderno, a decoração minimalista é uma ótima saída. Isso porque as linhas retas e a predominância do branco também disfarçam o tamanho do quarto pequeno. Sem contar a decoração com tom grafite, que dá um toque extra de sofisticação e modernidade. 
 
Modelo de quarto de casal pequeno - Freepik Modelo de quarto de casal pequeno
 

Quarto infantil 


Já o quarto infantil, se ele for compartilhado, é interessante optar por uma beliche, todavia, se ele é individual, você pode apostar em uma cama box, com cabeceira pequena. 
 
Além disso, aproveite os móveis planejados e funcionais, como as camas integradas à escrivaninha ou o puff que vira um baú para guardar objetos. 
 
Concluindo, a decoração de quarto pequeno pode ser mais fácil do que você imagina, embora ela exija um pouco de pesquisa e dedicação. 
 
Modelo de quarto infantil pequeno - Pixabay Modelo de quarto infantil pequeno
 

Gostou da matéria?


Não deixe de acompanhar outros conteúdos do Lugar Certo. O site reúne informações do mercado imobiliário, dicas de limpeza, de decoração e truques para deixar sua casa mais bonita. Aproveite então para conferir dicas de decoração de sala pequena e se inspire. 
 

Leia também: 

 
 
 
 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
25 de junho de 2021
24 de junho de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura