Comentários
600
Mala organizada

Confira como organizar mala de viagem funcional e sem sofrimento

Vai viajar? Aprenda como organizar sua mala de maneira inteligente e sem estresse com a colunista Marina Almeida;

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/07/2022 12:00


Uma mala organizada de maneira prática e inteligente evita muita dor de cabeça! / Foto: Freepik - Uma mala organizada de maneira prática e inteligente evita muita dor de cabeça! / Foto: Freepik
 
Se você, assim como eu, AMA viajar, sabe a importância de mala bem feita durante a viagem. Uma mala organizada de maneira prática e inteligente evita muita dor de cabeça! 
 
Sabemos que nem sempre é uma tarefa fácil ou prazerosa, mas com um bom planejamento você economiza tempo para escolher os looks dos passeios e também evita perrengues por esquecer peças essenciais para trás. E acredite: não precisa levar o guarda-roupa inteiro! Para aproveitar seus dias de descanso, sua viagem começa na preparação! Aprenda a organizar sua mala de uma vez por todas!

Por onde começar:

Roteiro de viagem

O primeiro passo para preparar a mala com inteligência é conhecer bem o seu destino roteiro da viagem. Um roteiro de aventura não combina em nada com uma mala cheia de looks glamourosos e elegantes, não é mesmo? Por isso tenha clareza do roteiro que irá fazer, da quantidade de dias e do clima do local! Pesquise antes essas informações que são fundamentais para arrumar a mala de forma prática!

Proibido e permitido

Se você vai viajar de avião é muito importante que se atente ao que pode e o que não pode ser levado na bagagem de mão. Por razões de segurança os aeroportos e companhias aéreas possuem algumas restrições e para evitar que você seja barrado(a) e tenha que jogar algo fora antes de embarcar, confira as regras e anote o que é proibido para não ter problemas.  Inclusive se atente também às medidas da sua mala porque caso ela não se encaixe nas medidas de bagagem de mão permitidas pela companhia, você terá de despachá-la (e você paga uma taxa para isso).

Listas

As melhores amigas das pessoas organizadas são as listas, e elas não ficam de fora na hora de organizar a mala. Listar tudo o que você precisa levar ajuda muito a não esquecer itens que “adoram” ficar para trás, como escovas de dentes, meias e pijamas.
 
A dica é fazer listas por categorias: higiene, roupa íntima, acessórios… Dessa forma fica mais fácil lembrar de tudo. A lista da última viagem pode ajudar muito na próxima e se você não tem nenhuma ainda, tem um check list gratuito disponível no meu site para você baixar para te ajudar nessa missão! 
 
Com um bom planejamento você economiza tempo para escolher os looks dos passeios e também evita perrengues por esquecer peças essenciais para trás. / Foto: Freepik - Com um bom planejamento você economiza tempo para escolher os looks dos passeios e também evita perrengues por esquecer peças essenciais para trás. / Foto: Freepik
 

O que levar:

Chegou o momento de decidir o que levar. É nessa hora que bate o desespero e você quer fazer Belo Horizonte caber dentro de Sabará, ou seja, levar o guarda-roupa inteiro na bagagem. Mas muita calma nessa hora: não perca de vista as informações acima. A ansiedade de querer ver tudo pronto e a preguiça podem ser ‘’fatais’’ para sua mala funcional.

Roupas básicas

Roupas básicas e cores neutras te ajudarão a fazer mais combinações entre elas. Dê preferência para peças coringas e confortáveis que possam ser usadas mais vezes e de formas diferentes. Não encha sua mala com peças que só ficam bem de serem usadas a noite, por exemplo. Escolha peças que conversem bem tanto durante o dia quanto a noite. Esqueça a ideia de que não se deve repetir roupas e use a criatividade para dar uma nova cara para alguma peça com combinações diferentes, por exemplo, um maiô que pode ser usado como body já duplica as opções de uso. Os acessórios e uma terceira peça como uma jaqueta, ajudam bastante nessa transição.

Ocasiões

Considerando as informações do seu estilo de viagem, roteiro e passeios, dá para estimar quantas trocas de roupa você efetuará durante o dia e os lugares que irá frequentar. Se for um destino de praia e calor, onde você ficará com roupa de banho a maior parte do dia, acredite, você chegará em casa com quase tudo intacto. Em geral, gosto de pensar em um look para o dia e um para noite.
 
Você pode montar os looks em cima da cama antes de colocar tudo na mala, ou até mesmo vestir, para já ir com algo em mente e não precisar ficar pensando em combinações do que usar durante a viagem. Isso poupa tempo e muito estresse, principalmente se você estiver viajando em grupo, já que as pessoas não precisarão esperar enquanto você sofre decidindo uma roupa para sair.
 
Dê preferência para roupas leves, finas e de tecidos que não amassem com facilidade. Tecidos que secam rápido e toalhas de microfibra também são uma ótima pedida para facilitar a vida durante a viagem.

Sapatos

Os sapatos ocupam um volume considerável na mala, então quanto menos melhor. Escolha os confortáveis, que poderão ser usados mais vezes e combinem com mais roupas. 
 
Outra dica é não levar modelos duplicados, minimize! Não leve dois tênis ou duas sandálias (ainda que você ame muito dois pares). Escolha um par de tênis, um par de salto alto, etc. 
 
Se possível viaje com o maior ou mais pesado, como tênis ou  bota para ganhar um espacinho a mais! 
 
Sabe aquelas touquinhas de banho de hotel? São excelentes para proteger os sapatos nas malas! Ah, e as meias podem ir dentro dos sapatos! 

Utilize kits organizadores

Quando usei kits de viagem a primeira vez me arrependi por não ter usado antes! Eles ajudam a manter a organização ao longo dos dias! Separe suas roupas em categorias: 
  • Partes de cima: blusas, camisetas
  • Partes de baixo: calças e shorts
  • Peças únicas: vestidos
  • Roupa íntima 
E verá a mágica da facilidade de achar o que precisa acontecer! 

Higiene

Mais uma vez a máxima do “leve apenas o básico” se faz essencial. Leve o que é de uso rotineiro e ainda repense se realmente é necessário. Uma pausa de dois dias no skin care noturno não vai matar ninguém.  Os kits de frascos de viagem podem ajudar muito, pois você troca um frasco grande por um bem menor. Alguns itens confesso que quando viajo até prefiro comprar no próprio destino, como shampoo e condicionador. 

Acessórios

Finalmente itens menores que cabem em qualquer lugarzinho! E são poderosos para transformar qualquer produção. O truque é enrolar os colares em papel toalha para não embolar. Já para as bolsas, minha sugestão é que leve uma bolsa para o dia e uma bolsa menor para a noite. Você já pode viajar com a maior, para levar seus itens pessoais como carteira e documentos. O espaço interno delas também pode ser aproveitado para levar outros acessórios como óculos e cintos. No caso de chapéus, coloque-os virados para cima e aproveite o espaço para encaixa alguns itens também e ajudar a não amassá-lo.

Dobras

Dobras fazem volume. Quanto mais dobras você realizar, mais volumosa sua peça ficará. Portanto, opte por fazer menos dobras possíveis. (mais uma vantagem dos kits  organizadores).  Coloque os itens mais pesados embaixo, como casacos e sapatos. 
 
Para as mulheres, uma dica é conferir se aonde irá se hospedar já possui secador de cabelos, para não acabar levando à toa! Utilize com inteligência os compartimentos da mala, separe as peças em categorias, faça deles aliados na sua organização! Não se esqueça também de adaptadores de tomada caso a voltagem do seu destino não seja a mesma de onde reside. Carregadores, remédios e documentos sugiro que leve na bolsa caso precise usar durante o percurso.
 
Adapte essas orientações de acordo com seu estilo e não deixe para preparar sua mala em cima da hora, com tranquilidade você sairá muito melhor!
 
Se você já tiver seguido as dicas do artigo Confira a melhor maneira de organizar um guarda-roupa pequeno e seu guarda-roupa já estiver organizado, fazer (e desfazer) sua mala ficará ainda mais fácil e rápido. Coloque uma música e já entre no clima do seu passeio tão aguardado, e embarque nessa ‘’aventura’’ chamada organizar as malas!
 
Boa viagem!
 
Gostou deste conteúdo? Continue navegando pelo Lugar Certo e leia também Confira 7 dicas para ter uma cozinha pequena bem organizada e funcional
 
 

Marina Almeida

Formada em Medicina Veterinária pela UFMG encontrou na organização de ambientes sua paixão profissional. Nascida em Belo Horizonte, iniciou como Personal Organizer em 2019 e já transformou mais de 250 lares através da organização. Especialista em minimalismo, acredita que a mudança que queremos ver no mundo começa em casa. Conheça seu trabalho no Instagram @marina_organiza

Outros Artigos

ver todas
04 de agosto de 2022
21 de julho de 2022
07 de julho de 2022
22 de junho de 2022
09 de junho de 2022