Comentários
600
Vida organizada

Entenda como a organização pode impactar positivamente na sua rotina

Aumentar a produtividade, diminuir a ansiedade e ter mais qualidade de vida: veja como a organização pode impactar positivamente em sua vida

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/08/2022 15:03 / atualizado em 18/08/2022 15:20


Freepik

 
Nos últimos anos o espaço de tempo foi reduzido, as demandas de trabalho aumentando e, ser uma pessoa organizada se tornou ainda mais essencial durante a pandemia, uma vez que, a chegada do home office trouxe a necessidade de administrar melhor o tempo e ter espaços mais funcionais. Além disso, a nossa casa virou o centro de nossas vidas, o lugar seguro para nossas famílias, e que precisa estar sempre em ordem. 

Para todas essas situações, a verdade é que a organização é a chave para uma vida melhor. Se você ainda não está convencido, confira os 10 benefícios que considero mais importantes.

10 benefícios que a organização traz para o seu dia a dia


1. Rende mais tempo


O planejamento das tarefas e a organização da rotina são excelentes aliadas na otimização do tempo, isso você já sabe, não é? Mas, já parou para pensar quanto tempo você perde por dia procurando objetos? Seja em busca daquela blusinha, do documento importante, do outro par do brinco, enfim, tenho certeza de que você está sempre em busca de algo.

Toda essa situação pode até parecer que consome pouco tempo no seu dia, mas, imagina se fizer a soma por semana? E por mês? Sabemos que o tempo vale ouro. Ele é valioso demais para se perder com tarefas banais. Quanto tempo você economizaria se abrisse sua gaveta e enxergasse todas as peças de roupa que você tem? Se tivesse todos os seus itens pessoais a sua disposição, sem nem mesmo precisar pensar onde está?

A organização, tanto do espaço físico, quanto da agenda, sem dúvidas pode “fazer milagres” na correria do dia a dia. Com uma casa mais organizada você acaba ganhando tempo para um banho relaxante ao fim do dia, para ler aquele livro que você adia a muito tempo; para realizar uma atividade física, ou até mesmo para ganhar mais tempo para curtir sua família e amigos. 


Freepik


2. Rende mais espaço


Organizando a sua casa de forma correta, você consegue aproveitar mais o espaço disponível em seu lar, sabia? Uma das queixas campeãs das minhas clientes é a de que o espaço é pequeno demais. Uma dica simples é: fazendo as dobras corretas e utilizando os produtos adequados, é possível aumentar muito o espaço útil da sua casa. É comum liberar mais de uma gaveta no armário, que antes era motivo de tanta reclamação. 

3. Aumenta a sua produtividade


Trabalhar em um ambiente limpo e organizado afeta diretamente sua motivação e concentração. Isso porque, mesmo que de maneira inconsciente, sua visão está fazendo a leitura de todo o ambiente para seu cérebro. Por isso, fica muito mais cansativo e difícil de se concentrar quando você trabalha em meio a bagunça.

Freepik


4. Melhora as relações e convivência


Geralmente onde tem bagunça, tem também aquela pessoa que fica mais sobrecarregada, sendo abordada o tempo todo para saber onde foi parar determinados objetos. Em um ambiente organizado, onde cada coisa tem o lugar exato para ser guardado, é bem mais difícil que a bagunça se instale, evitando muitos conflitos e trocas de acusações.

Com mais tempo, você também tem mais disponibilidade para se conectar com as pessoas que ama.
 
Freepik


5. Reduz o risco de acidentes


Sapatos ou brinquedos espalhados pelo chão provavelmente já fizeram alguma ‘’vítima’’ na sua casa. Quem já pisou em uma pecinha de lego sabe como dói. Quando se trata de uma casa com crianças e/ou idosos é preciso ter ainda mais atenção com os detalhes na organização e a disposição de objetos que podem machucar. 

Louças, vidros, materiais de limpeza, itens cortantes, tudo deve ser pensado e analisado antes de se decidir o melhor local para armazenar para prevenir acidentes. 

Freepik


6. Bem-estar


Bem-estar é um conjunto de elementos capazes de causar a sensação de conforto, tranquilidade e segurança. 

Já reparou como é gostoso entrar em um ambiente limpo e organizado? A sensação de bem-estar é instantânea. Um ambiente organizado facilita a limpeza e evita problemas respiratórios e digestivos causados pela poeira e má higienização de alimentos e superfícies. 

A ordem e a harmonia visual contribuem para essa sensação de tranquilidade e aconchego. Uma cama bem arrumada é bem mais convidativa, não é? Isso se amplia para todo o lar quando está organizado.

Freepik


7. Capacidade de priorização e redução da ansiedade


Em meio ao caos, seja do espaço físico ou das tarefas acumuladas, é muito difícil conseguir eleger o que é prioridade. Tudo parece urgente e importante, o que gera muita ansiedade. Quando você se organiza, consegue ter mais clareza para tomar decisões e tem mais liberdade para fazer ajustes de horários em casos de imprevistos. 

8. Economia de dinheiro


Esse é um benefício maravilhoso! A economia de dinheiro das pessoas organizadas acontece de duas formas, são elas:

A) Se você não perde suas coisas, você não precisa comprar de novo, certo? 

B) Se você visualiza tudo o que você tem no seu armário, você começa a fazer compras mais conscientes. Isso vale para roupas, cosméticos, livros, e até para alimentos que perdem a validade esquecidos no fundo da despensa.

Muitas peças sofrem danos irreparáveis devido ao mau armazenamento. Se suas peças e objetos são tratados da forma correta, elas podem durar por muitos anos. 

Freepik


9. Redução do estresse


Pense na seguinte situação: você foi dormir tarde porque estava compensando o acúmulo de tarefas na noite anterior. Acorda atrasado e ainda precisa fazer uma ginástica para pegar aquela gravata que precisava. Precisou de um documento que custou a encontrar e ainda pisou num lego e com tudo isso, seu motorista de aplicativo cancelou a corrida porque você demorou, o que vai te atrasar ainda mais. Um dia que já começou terrível antes mesmo das 9h da manhã. Quanto estresse pode ser evitado por algo chamado: organização.  

Freepik


10. Auto estima


Nesse momento você está trabalhando melhor, com mais eficiência e até sendo reconhecido por isso. As brigas com a família acabaram, você se veste melhor por que faz compras mais conscientes. Investe mais tempo no que importa pra você, sua casa está mais aconchegante e até está sobrando um dinheirinho a mais no fim do mês. A auto estima realmente se eleva: ufa, a vida entrou no eixo. 

Freepik


Definitivamente, organização não é frescura. Muitas pessoas se beneficiam dos seus efeitos a anos e você também pode. Reflita bem sobre esses benefícios antes de repetir mais uma vez que ‘’se acha na sua bagunça’’, e não hesite em pedir ajuda de uma profissional capacitada para avaliar sua rotina e seu espaço, e encontrar soluções personalizadas para você. Com certeza será um investimento que trará retornos para o resto da vida! 

Gostou deste conteúdo? 

 
Continue navegando pelo Lugar Certo e veja os segredos para manter um guarda-roupa masculino sempre organizado
 
Para ver mais projetos como este, siga @marina_organiza no Instagram.

Freepik

Marina Almeida

 
Formada em Medicina Veterinária pela UFMG encontrou na organização de ambientes sua paixão profissional. Nascida em Belo Horizonte, iniciou como Personal Organizer em 2019 e já transformou mais de 250 lares através da organização. Especialista em minimalismo, acredita que a mudança que queremos ver no mundo começa em casa. Conheça seu trabalho no Instagram @marina_organiza.

Outros Artigos

ver todas
25 de novembro de 2022
10 de novembro de 2022
28 de outubro de 2022
14 de outubro de 2022
30 de setembro de 2022