Comentários
600
Minimalismo

Adotar o estilo minimalista pode influenciar positivamente o seu dia a dia

Sabia que ser minimalista não significa desapegar de tudo? Entenda tudo sobre essa tendência e como ela pode te ajudar com nossa colunista Marina Almeida

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/09/2022 14:37


Freepik

 
Minimalismo não é sobre morar em uma casa toda branca, com uma única cadeira e uma planta. Também não é sobre fazer voto de desapego e desfazer de tudo que tem. Muito menos sobre abandonar o emprego e sair pelo mundo com uma mochila nas costas. Então, o que é o minimalismo?

Minimalismo, segundo o dicionário, é definido por ser simples, reduzido; em oposição ao que é excessivo. Em outras palavras, é sobre reduzir os excessos e você pode aplicar isso em todas as áreas da vida.  

O termo minimalismo tem sua origem no século XX, apropriado por movimentos culturais, artísticos e científicos que usavam de poucos elementos para se expressar. Mas, foi nas artes visuais e no design que o minimalismo exerceu mais influência. 

O arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe ficou mundialmente famoso por suas obras com elementos geométricos e sofisticados, e daí surge o conceito estético do minimalismo, com sala branca, iluminação natural e poucos objetos. Contudo, o minimalismo é muito mais que uma preferência estética. É um estilo de vida que pode ajudar todos aqueles que desejam se livrar dos excessos desnecessários, em favor de se concentrar no que realmente importa. 

O minimalismo nos convida a uma vida leve, sem apegos materiais.  

A pessoa minimalista valoriza os momentos de descanso, o tempo com a família e amigos e tem mais clareza para priorizar suas atividades e se dedicar às que realmente são relevantes. Isso reduz os níveis de estresse e ansiedade, resultando em uma vida mais feliz. 

Não adianta se matar de trabalhar para comprar o que você não precisa, que você não usará, simplesmente por modismo ou status.
 
O minimalismo te leva a fazer perguntas valiosas para si mesmo antes de comprar algo, como: 
  • eu realmente preciso disso? 
  • preciso disso agora ou posso esperar?
  • isso está alinhado com meu objetivo x? Vai me ajudar a alcançar o meu objetivo x?

E algumas perguntas importantes para avaliar o que você já tem:

  • vou ler esses livros que estão juntando poeira na minha estante?
  • sinto carinho por esse objeto ou estou guardando por dó de jogar fora?
  • realmente preciso de 15 blusas pretas no meu armário?

Pinterest

E por isso, o minimalismo também é sobre autoconhecimento. Entender nossos padrões de comportamento e avaliar se estão alinhados com a vida que desejamos ter. Isso facilita as tomadas de decisão, e nos liberta de medos, angústias, preocupações, culpas, desperdício de tempo e energia e consumo desenfreado.

Confesso que sempre fui uma pessoa minimalista, mesmo antes de o termo ganhar a mídia e documentários incríveis na Netflix. Nunca fui de guardar roupas que não usava mais e ansiava pelo meu primeiro dia de férias para poder fazer aquela limpa na papelada da faculdade e sentir aquele frescor de armários menos entulhados. Porém, eu me considerava apenas uma pessoa desapegada, já que o termo minimalista me parecia adequado somente para aquelas pessoas radicais que abandonam tudo e saem pelo mundo viajando, ou simplesmente abdicam total de fazer compras. Mas para ser minimalista não existe regra. 

Não existe um manual ou 10 passos que você precisa cumprir para ser minimalista, afinal, o objetivo é identificar o que é essencial para si, para viver com mais propósito. Por isso, não é errado querer uma casa confortável, comprar roupas ou ter um celular de última geração, desde que isso te faça feliz. Hoje vejo quantos benefícios o minimalismo trouxe para minha vida, e também pode trazer para a sua.

Benefícios que o minimalismo pode trazer para a sua vida


Consciência de consumo

Um guarda-roupa que excede sua capacidade de armazenamento consequentemente se torna um guarda-roupa bagunçado, difícil de manter em ordem. Se você compra com consciência e desapega com frequência do que não faz mais sentido na sua vida, o fluxo do seu armário é positivo. E a organização dele depende desse fluxo. 

Economia financeira

Se você compra com consciência, significa que toma alguns cuidados antes de comprar. Isso sem dúvidas te leva a fazer melhores escolhas e administrar melhor seu dinheiro. Você elimina o hábito de gastar com coisas supérfluas e, mais cedo ou mais tarde, você perceberá que seu dinheiro está rendendo mais. 

Mais tempo

Menos coisas, significa menos tempo dedicado para mantê-las limpas e funcionando. 

Liberação do espaço físico

A liberação do espaço físico é um dos maiores benefícios para a casa de quem começa a aplicar o minimalismo. Eliminando objetos desnecessários, que não trazem nenhuma alegria em tê-los, você abre espaço e consegue destacar os artigos que realmente gosta. O ambiente fica menos poluído e mais funcional, facilita a limpeza e agiliza a arrumação da casa. 
 
Freepik
 

Armário funcional

Esqueça essa ideia de que para ser minimalista é preciso ter um armário cápsula, com poucas quantidades de peças. Não existe uma regra, lembra? O armário minimalista não precisa obrigatoriamente ter apenas cores neutras. Nada impede que a pessoa minimalista use roupas coloridas, ok?  Porém, cores neutras e peças coringas em geral são mais fáceis de serem combinadas, gerando mais possibilidades de uso. 

Mas o importante é que você tenha o que te faça bem e que use tudo que possui. A pessoa minimalista também prioriza comprar peças em maior qualidade, que sabe que terá boa duração, ao invés de peças de baixa qualidade, que podem custar metade do valor, mas também irão durar metade do tempo. 

Mais produtividade

Uma casa mais fácil de cuidar, menos tempo gasto para escolher roupas e colocar as coisas no lugar, mais autoconhecimento e mais clareza dos objetivos, consequentemente te rende um foco maior no que realmente importa, mais energia para se dedicar ao que gosta e claro, mais produtividade. 

É verdade que esse estilo prega o desapego, mas o que você vai se desfazer é um problema só seu. Permita-se repensar suas escolhas! Minimalismo é viver com mais consciência e é uma excelente solução para quem deseja ser mais organizado e produtivo.

São pequenas decisões que, somadas, dia após dia, te liberta do caos mental, de uma agenda lotada sem necessidade, de compras sem fundamento, de uma casa caótica, de bagunça e de uma vida atropelada por compromissos e boletos que você não precisa.

Gostou deste conteúdo? 

 
Para ver mais projetos como este, siga @marina_organiza no Instagram.

Marina Almeida

Formada em Medicina Veterinária pela UFMG e pós graduada em Marketing Digital pela PUC MG, encontrou na organização de ambientes sua paixão profissional. Nascida em Belo Horizonte, iniciou como Personal Organizer em 2019 e já transformou mais de 250 lares através da organização. Especialista em minimalismo, acredita que a mudança que queremos ver no mundo começa em casa. Conheça seu trabalho no Instagram @marina_organiza.
 
Marina Almeida é especialista em minimalismo
 
 

Outros Artigos

ver todas
25 de novembro de 2022
10 de novembro de 2022
28 de outubro de 2022
14 de outubro de 2022
30 de setembro de 2022