Para quem vai
construir ou reformar, pisos para cozinha sempre estão em primeiro lugar na sua lista de prioridades. Isso porque esta é uma das áreas mais frequentadas da casa e, por essa razão, o piso precisa ser resistente, seguro e combinar com a decoração. Portanto, veja 7 dicas para escolher o piso ideal para a sua cozinha.
Existem inúmeros modelos, formatos, tamanhos e tipos de materiais usados no
piso para este ambiente da casa. Fica até difícil escolher apenas um. Mas com as dicas a seguir, você terá mais condições de definir qual é o ideal para a sua casa. Confira!
Evite pisos de acabamento polido
O piso para cozinha feito com acabamento polido deve ser evitado. Isso porque ele é um convite aos escorregões. Afinal de contas, a cozinha é um local com respingos de óleo das panelas do fogão e de água da torneira da pia. Porém, se mesmo assim você escolher o piso polido, use tapetes e passadeiras nas beiras da pia e do fogão para haver mais segurança no cômodo.
Harmonize o piso com o restante da decoração
Antes de escolher o piso para cozinha, tenha em mente o tipo de decoração dos móveis e dos utensílios mais aparentes. Enfim,
o piso não pode destoar do restante da decoração, pois você terá contato todos os dias com o revestimento. Além disso, é preciso ter um ambiente harmônico, principalmente para receber as visitas para um jantar especial.
Escolha a cor ideal para o piso da cozinha
Quem disse que o piso da cozinha deve ser apenas branco? A escolha da cor irá depender do tipo de cozinha que você deseja ter. Um piso mais escuro dá um ar de sobriedade e modernidade ao cômodo.
Entretanto, um piso com detalhes florais, por exemplo, dá mais leveza ao ambiente. Além disso, cores mais claras são indicadas para
cozinhas pequenas, pois dão sensação de amplitude.
Evite pisos escorregadios
Os pisos brilhantes e lisos podem até ser mais bonitos. Contudo, são escorregadios e, nesse sentido, são um risco para crianças e idosos. Por essa razão, prefira os pisos antiderrapantes. Entretanto, tome cuidado com os pisos porosos, pois eles mancham com facilidade diante do respingo de alimentos e bebidas.
Verifique o PEI antes de comprar
Se você busca informações mais técnicas antes de comprar pisos para cozinha, repare no PEI (Porcelain Enamel Institute) que é uma escala que indica a resistência do esmalte que cobre o piso e vai de 0 a 5, sendo 5 o mais resistente à abrasão. Assim sendo, para a área da cozinha, prefira um PEI número 3.
Além da durabilidade, preste atenção na higienização
A cozinha precisa ser limpa com frequência. Dessa maneira, além de um piso resistente, é preciso contar com um revestimento fácil de limpar. Assim, com a simples varrição e um pano úmido já é possível deixá-lo limpo. Isso porque os respingos de molhos, gorduras e bebidas podem sujar o seu piso com frequência.
Leve em consideração as necessidades do espaço
Além da estética, a dica final para escolher bem o piso para cozinha é adequá-lo às necessidades do espaço. Portanto, se a cozinha é compacta, prefira piso claro. Além disso, se você faz muitas frituras, prefira piso antiderrapante para não escorregar devido aos respingos. Leve em conta também o orçamento disponível e a disponibilidade do material nas lojas especializadas.
Qual é o melhor piso para cozinha pequena?
O piso para cozinha
pode ajudar a aumentar ou diminuir o espaço do cômodo. Afinal, como você leu acima, pisos escuros deixam a cozinha menor. Sendo assim, principalmente se você morar em apartamentos compactos, prefira
cores claras ao comprar seu piso.
Além disso, você pode optar entre o
revestimento cerâmico, o ladrilho hidráulico ou ainda pelo
piso de porcelanato, que é o preferido de muitos construtores. Aliás, o porcelanato garante um acabamento perfeito e é bastante resistente.
Qual é o melhor piso para cozinha grande?
O desafio não é menor porque a cozinha é grande. Aliás, as mesmas regras de combinar o piso com a decoração e oferecer segurança aos moradores continuam valendo.
Entretanto, na cozinha grande é possível escolher um piso mais escuro, que dê mais modernidade e sofisticação ao espaço. Além disso, é interessante escolher revestimentos maiores, sem recortes, que deem a sensação de um piso único.
Confira os 8 pisos mais indicados para cozinha
Veja agora uma seleção de pisos indicados para cozinha e escolha qual melhor se encaixa no seu planejamento de reforma ou construção.
Granito e mármore: ambos são pedras naturais, que dão um ar elegante e requintado ao cômodo.
Porcelanato: é o piso mais indicado, pois tem ótimo acabamento, vários modelos no mercado e é fácil de limpar.
Epóxi: ele também é conhecido por porcelanato líquido. A técnica reveste pedras naturais, porcelanatos e pisos cerâmicos com resina epóxi.
Ladrilho hidráulico: se a sua decoração é vintage, esse piso é o ideal. Muito em alta no século 19, esse piso é caracterizado por peças pequenas e decoradas, feitas muitas vezes à mão.
Vinílico: o
piso vinílico imita madeira e é de fácil instalação e manutenção, porém é menos resistente à água e gordura.
Pastilhas: o material também é bem-vindo, podendo ser feito em vidro, cerâmica e porcelana, dando um ar de elegância à cozinha.
Cerâmica: é o tipo mais usual, sendo resistente e fácil de limpar no dia a dia, embora possa ser escorregadio.
Cimento queimado: ele é basicamente feito com água, areia e cimento, sendo, portanto, mais econômico. Assim, se a sua decoração é rústica, esse tipo de piso é bastante indicado.
Curtiu as dicas de pisos para cozinha?