Inspirações

Retrospectiva 2021: veja quais foram as tendências de decoração deste ano

A pandemia mudou muitos hábitos, inclusive o de deixar a casa mais aconchegante para acolher a família

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/12/2021 13:12 / atualizado em 14/12/2021 13:41


Tendências decoração 2021 - Pexels Tendências decoração 2021

 
O ano chega ao fim com muitas tendências de decoração 2021 que devem ficar por mais um longo tempo enfeitando os lares. Cores, estilos, formatos e modos de projetar a casa ou apartamento que privilegiam o conforto e o bom ânimo. Portanto, acompanhe as tendências 2022 e os diferenciais dos últimos meses. 

Para começo de conversa, é bom lembrar que a pandemia continuou em 2021 afetando as nossas vidas, principalmente no primeiro semestre. Com mais pessoas contaminadas e com o trabalho home office bombando, as pessoas passaram mais tempo dentro de casa. 

Dessa maneira, tornou-se imperativo ter um lar confortável e agradável aos olhos. Por essa razão, cada detalhe ganhou um grande destaque. Foi o caso das cores do ano escolhidas pela Pantone: o cinza e o amarelo que dominaram os projetos dos decoradores. O cinza mostrou força e resistência diante do mundo pós-pandêmico, enquanto que o amarelo veio para dar mais energia e esperança. 
 
Mas o que esperar das tendências 2022? Primeiramente, veremos uma retrospectiva deste ano e tentar levar algumas dessas tendências para o ano que está para chegar. 

Ambientes integrados 


A moda dos ambientes integrados se estabeleceu. Justamente por isso, a cozinha americana ganhou tanta força em 2021. 
 
Geralmente, o espaço é separado apenas por uma meia parede, um balcão ou outro móvel qualquer. Assim, a cozinha fica integrada à sala de jantar. As pessoas podem se sentir mais unidas e dividir melhor os espaços de convivência. 
 
Ambientes integrados - Pexels Ambientes integrados
 

Utilização da madeira 


Na tentativa de se aproximar cada vez mais da natureza, a utilização da madeira na decoração se tornou uma forte tendência. Desse modo, pode-se ver móveis mais rústicos, bem como a madeira presente nos pisos e revestimentos. Seja como madeira pura ou MDF e MDP, a madeira marcou mais uma vez presença dentro e fora das casas. 
 
Decoração com madeira - Pexels Decoração com madeira
 
 

Decoração vintage 


A elegância dos móveis antigos, do crochê e dos demais produtos feitos à mão também foram enaltecidos durante as tendências de 2021 na decoração. Não foi à toa que a decoração vintage foi adotada em muitos projetos. 
 
Com um estilo romântico e saudosista, a decoração vintage ganhou salas, quartos e até escritórios. Lembrando que a decoração surgiu no final da 2.ª Guerra Mundial, em um período que o mundo também superava um grande sofrimento. 
 
Decoração vintage - Pexels Decoração vintage
 

Decoração Urban Jungle 


Seguindo a mesma tendência do uso da madeira na decoração, o estilo Urban Jungle (selva urbana em sua tradução literal) ganhou o centro das atenções em 2021. 
 
As plantas que antes ficavam apenas na área externa das casas e nas varandas dos apartamentos, ganhou espaço na sala, no home office, no quarto e até no banheiro. Além disso, móveis com um conceito de sustentabilidade, como o bambu e as fibras também começaram a ganhar mais espaço na decoração. 
 
Decoração Urban Jungle - Pexels Decoração Urban Jungle
 

Preto na decoração 


Uma cor que marcou 2021, mas deve continuar tendência na decoração 2022 é o preto. A cor ganhou destaque na parede, nos móveis, nas almofadas, cortinas e armários. Afinal, o preto combina com uma decoração escandinava ou industrial, além de muitas outras, valorizando os detalhes que antes ficavam despercebidos. Uma decoração com móveis preto é sinônimo de sofisticação.

Para a decoração 2022, o que se pode esperar é um pouco do que ficou em alta neste ano, mas com inovações, como mais detalhes que envolvem a Internet das Coisas e os eletrodomésticos inteligentes. 
 
Sala com móveis pretos - Pexels Sala com móveis pretos
 
 

Curtiu a nossa retrospectiva das tendências de decoração 2021? 


Você pode ver mais conteúdos sobre inspirações para decorar a sua casa no portal Lugar Certo. Além disso, aprenda a como decorar a varanda com madeira e aposte na continuidade dessa tendência em 2022.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023