Comentários
600
Natureza em casa

Veja como levar mais vida ao seu lar investindo em um jardim de inverno

Na hora de decorar o ambiente, a proximidade com a natureza é essencial; a paisagista Nathalia Cavalcante explica mais sobre a tendência dos jardins de inverno

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/08/2022 14:42 / atualizado em 12/08/2022 14:56


Archdaily

 
Vocês ainda têm dúvidas que cada dia mais precisamos estar em contato diário com a natureza? Hoje todos nós buscamos algo verde que nos lembre do ar puro das florestas e matas, por isso estamos sempre criando meios de trazer elementos naturais para dentro das nossas casas.
 
Antes mesmo do surgimento dos jardins verticaisurban jungles e kokedamas: O que era e ainda é tendência em várias casas e empreendimentos são os queridos e atemporais Jardins de Inverno. Um jardim pequeno que complementa os ambientes internos.
 

O que é um jardim de inverno?

 
O jardim de inverno é um jardim que fica dentro de “casa”. Ele geralmente é pequeno e pode ser um anexo, uma varanda ou um terraço e, comumente fechado por uma divisória de vidro, mas isso não é uma regra. O termo jardim de inverno surgiu nos países mais frios, onde cultivar um jardim a céu aberto era praticamente impossível, com isso, nasceu a ideia de trazê-lo para dentro dos ambientes.
 

Dicas e cuidados

 
O jardim de inverno pode ser usado em vários ambientes da casa, como as salas, cozinhas, escadas, banheiros e quartos. Esse estilo de jardim quebra a monotonia dos ambientes e dá mais vida ao local.
 
Uma dica importante é se atentar a luminosidade do ambiente. Toda planta precisa de um mínimo de 4h de luz natural por dia, nenhuma planta sobrevive à escuridão total. Se o local tem apenas luminosidade indireta, a dica é usar plantas de sombra ou meia-sombra e regar apenas 2 vezes na semana. Se o local é mais aberto e recebe luz direta, opte por plantas mais resistentes ao sol e regue pelo menos 3 vezes na semana.
 
Na foto abaixo o paisagista trouxe não apenas o verde, mas elementos naturais como a água e a pedra do revestimento. Nesse momento deixe a imaginação fluir e aposte na luz artificial para iluminação noturna.
 
Archdaily
 
 
O verde aproxima as pessoas e deixa o ambiente leve. Para as marcas que tem uma pegada sustentável é essencial, e nada melhor, que utilizar o jardim de inverno para isso.
 
O próximo exemplo mostra uma loja de roupas infantis que usou elementos naturais no centro do espaço. A sensação que se tem é de bem-estar, de ambiente lúdico e descontraído. A natureza abraça a loja e, atrelado a cor predominantemente rosa, transforma o ato da compra em algo informal.
 
Archdaily
 

Existem várias formas de se fazer um jardim de inverno, o importante é saber usar os elementos para transformar os espaços através da natureza e dos elementos naturais. Abra as portas para o verde e deixe-o fazer morada e ocupar o espaço livremente.
 
Gostou das dicas? Navegue pela página da nossa colunista e veja mais conteúdos como este para facilitar sua vida na hora da decoração da casa.

Nathália Cavalcante 

 
Divulgação
Nathália se formou em 2012 pela Faculdade Santo Agostinho e é responsável pelo setor de Projetos do escritório Estúdio Paisagismo.

Outros Artigos

ver todas
18 de novembro de 2022
04 de novembro de 2022
21 de outubro de 2022
07 de outubro de 2022
23 de setembro de 2022