A correria do dia a dia faz com que, muitas vezes, o contato com a natureza seja pequeno. Um dos fatores que dificultam a aquisição de plantas para compor a decoração é a falta de tempo e de espaço para cultivá-las. No entanto, com a orientação de um paisagista é possível planejar até os ambientes mais apertados para abrigar um pequeno jardim ou um belo vaso.
"Principalmente em cidades grandes, como São Paulo, as pessoas sentem muita necessidade de ver mais o verde, de estar em um lugar mais arejado, mais agradável, sem tanto cimento, tanto concreto. A decoração com plantas deixa o ambiente mais leve, bonito e agradável", afirma a arquiteta e paisagista Daniela Sedo.
Em ambiente de empresas ou escritórios, que são geralmente mais sérios, um vaso de planta ou um pequeno jardim podem dar outro clima ao espaço. "As pessoas sentem que o ambiente está melhor e conseguem aproveitar mais a rotina no trabalho. Olhar para uma plantinha, levantar de vez em quando para regá-la, ver nascer uma flor... As pessoas realmente interagem com a vegetação e se sentem bem com isso", conta Daniela.
A paisagista afirma ainda que, no caso de apartamentos, utilizar a varanda, cantinhos pela casa, como embaixo da escada, ou fazer um jardim de inverno pode ser uma boa escolha para integrar a natureza à casa. "Em apartamentos, o paisagismo deixa a varanda convidativa, harmoniosa, bonita, além de dar mais privacidade às pessoas que moram em prédios que são muito próximos uns dos outros", relata.
No entanto, é necessário consultar um especialista para que ele indique a espécie ideal de planta para cada situação. "Esta escolha depende de vários fatores, entre eles, o tipo de solo, o local, a disponibilidade da pessoa em cuidar das plantas. De acordo com esses parâmetros é que são definidas as espécies, sempre levando em consideração o gosto do cliente", finaliza.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação